O OCEANO DO (MEU) FUTURO É UM MAR DE OPORTUNIDADES!

Vamos levar os jovens numa viagem de conhecimento sobre o Oceano e a sustentabilidade.

Saber mais – e melhor – sobre todos os temas relacionados com a Literacia do Oceano é o grande objetivo deste projeto, não só junto da população escolar, mas também para a sociedade em geral.

Começar desde cedo a incutir nos mais jovens o interesse por um papel ativo na procura de soluções para os problemas relacionados com o Oceano é um ponto importante do projeto O Oceano do [meu] futuro. Mas mais importante ainda, é demonstrar as reais oportunidades que este projeto visa promover no processo educativo e não só.

NOVAS “CARREIRAS AZUIS”


Estamos a viver numa época crucial para o futuro da sustentabilidade dos oceanos. E este futuro é uma janela real de oportunidades que se está a abrir na nova “economia azul” e nas excelentes oportunidades profissionais que surgem nas recentes “carreiras azuis”, baseadas nos mais inovadores avanços tecnológicos e científicos.

Para que tudo isto se possa concretizar, é muito importante que todos os intervenientes desempenhem o seu papel. Mais do que sensibilizar a sociedade para princípios e noções gerais, é crucial incentivar todos os cidadãos e stakeholders a assumirem atitudes informadas e responsáveis sobre o Oceano em temas como o uso sustentável dos recursos marinhos para fins económicos, identificar oportunidades de futuro – em particular para os jovens – e permitir que cada pessoa possa tomar decisões acertadas, informadas e faça a diferença nas suas opções e atitudes.

Como tal, é imprescindível estabelecer parcerias entre instituições com um papel ativo na educação e nos vários “atores” do mar, integrando o Crescimento Azul e a Economia Azul como horizonte de futuro profissional.
O objetivo projeto O Oceano do [meu] futuro é simples: que os jovens possam abraçar de forma responsável e sustentável o seu futuro ligado ao Oceano.

Foi com este propósito e neste contexto que nasceu o projeto piloto O Oceano do [meu] futuro, com a clara missão de mostrar aos jovens uma visão de oportunidade futura e que possam fazer o que ainda não foi feito no “Novo Azul”.

A QUEM SE DESTINA


O projeto O Oceano do [meu] futuro visa sensibilizar todos os alunos do 12º ano que estão numa fase de escolha, decisiva, da sua vocação.
Este projeto é uma porta de entrada para os diferentes setores da economia azul, transmitindo também uma visão das (suas) futuras “carreiras azuis”.

Um dos grandes objetivos de O Oceano do [meu] futuro é estimular o interesse por um futuro profissional ligado aos oceanos, incluindo o empreendedorismo azul, destacando as oportunidades de emprego e de negócio, particularmente as relacionadas com o crescimento azul.

A missão será bem cumprida se, no final, tiver sido criada nos jovens uma disposição e um comportamento pró-ativo em relação ao Oceano e aos seus usos e recursos sustentáveis, assim como um claro conhecimento sobre as oportunidades e desafios no (seu) futuro profissional.

SETORES-CHAVE QUE O PROJETO PROMOVE


O projeto O Oceano do [meu] futuro destaca 6 importantes setores-chave do crescimento azul. A saber:

#1) Aquacultura e Indústria do Pescado
#2) Biotecnologia Azul
#3) Tecnologia Marítima
#4) Desportos Náuticos
#5) Sustentabilidade, Meio-ambiente e Biodiversidade Marinha
#6) Ciências Sociais (Políticas Públicas, Economia e Direito)

ATIVIDADES DO PROJETO


– Organização de sessões temáticas sobre os diferentes setores do crescimento azul, destinada aos estudantes e docentes.

– Realização de visitas de estudo a empresas/entidades dos diferentes sectores do crescimento azul.

– Conceção de ideias/projetos sobre empreendedorismo pelos estudantes, acompanhados por tutores designados em função das temáticas.

– Organização de sessões de mentoria para os docentes, para que possam acompanhar o desenvolvimento das ideias/projetos dos estudantes.

– Organização e implementação de um evento final em formato Hackathon, atribuindo um prémio ao melhor projeto/ideia avaliado por um painel de avaliadores.

A EQUIPA


Fórum Oceano – Cluster da Economia do Mar
Associação privada sem fins lucrativos com o estatuto de Utilidade Pública, sendo a entidade responsável pela gestão e dinamização do Cluster do Mar Português, Cluster de Competitividade e Internacionalização reconhecido pelo Governo de Portugal.
Como tal, contribuirá com uma valiosa visão sobre “o mercado real”.

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com a Mare Startup
Impulsiona a iniciativa com larga experiência na promoção do empreendedorismo azul e o Pólo do Centro MARE, com uma vasta e abrangente experiência que se estende a vários níveis de ensino, graças ao programa de sensibilização “O MARE vai à Escola”.

Colégio Valsassina
Uma das Escolas Azuis de Lisboa. É uma escola privada portuguesa, com um total de 1.300 alunos, com idades compreendidas entre três e os dezoito anos.

GCE Ocean Technology
Parceira norueguesa que apresentará uma panóplia de novas técnicas e tecnologias com ciência de ponta, de forma a estimular ao máximo a capacidade inovativa dos alunos.

FINANCIAMENTO


O Projeto, PT-INNOVATION-0046, é financiado pelos EEA Grants, mecanismo financeiro plurianual através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados-Membros da União Europeia, com um cabimento orçamental de 24.971€.

EVENTOS


A apresentação do projeto O Oceano do [meu] futuro, financiado pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants Portugal, decorreu no dia 20 outubro, pelas 12h00 horas, no Colégio Valsassina.

A apresentação do programa e do projeto contou com a participação Dra. Sandra Silva (Diretora de Serviços de Programação da DGPM, enquanto entidade operadora do Programa Crescimento Azul – EEA Grants 2014-2021), do Dr. João Gomes (Diretor Pedagógico do Colégio Valsassina), do Dr. Ruben Eiras (Secretário-Geral do Fórum Oceano), do Prof. José Guerreiro (FCUL/MARE STARTUP/MARE), da Dra. Sónia Ribeiro (MARE STARTUP/UCP) e do Dr. Pierre Gein (UCP).

O início do Programa de Formação e Sensibilização ficou ainda marcado pela intervenção do Prof. José Guerreiro intitulada subordinado ao tema “A governança dos oceanos – de Tordesilhas à Economia Azul”.

SESSÕES DE FORMAÇÃO

“Economia Azul e Empreendedorismo Azul”

A sessão decorreu no dia 25 de outubro, com Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup) e Pierre Gein (UCP) como oradores.

“Novas Tecnologias Marítimas/Oceano”

Esta sessão teve lugar no dia 2 de novembro, cujo anfitrião foi Gisle Nondal (GCE Ocean Technology).

“Aquacultura e Indústria do Pescado”

Realizou-se o dia 5 de novembro, com Susana França e Vera Sequeira (FCUL/MARE) como oradoras.

“Biotecnologia Azul”

Nesta sessão do dia 2 de dezembro, o orador foi o investigador Bernardo Vicente (MARE).

“Processo de Empreendedorismo”

A sessão de formação e lançamento do Processo de Empreendedorismo, ocorreu no dia 26 de janeiro e foi lecionada por Pierre Gein (UCP).

“Sustentabilidade, Meio ambiente e Biodiversidade Marinha”

No 22 de fevereiro, decorreu a sessão de formação para os alunos, com Susana França e Vera Sequeira (FCUL/MARE) como oradoras.

“Desportos Náuticos”

A sessão subordinada a este tema realizou-se no dia 25 de fevereiro e foi apresentada por António José Correia (Fórum Oceano).

VISITAS DE ESTUDO


As visitas de estudo dos alunos envolvidos no projeto têm como objetivo despertar o interesse para a oportunidade de emprego qualificado na área do mar.

Estas iniciativas têm decorrido a um bom ritmo e com enorme participação e interesse dos alunos.  E os temas têm sido bastante variados:

As instalações da empresa Gelpeixe, em Loures, foram ponto de visita dos alunos do 12.º ano do Colégio Valsassina, nos dias 8, 9 e 23 de novembro.

No dia 10 de novembro, a visita decorreu na Exporsado, uma empresa do setor da aquicultura que possui uma unidade de produção de ostras, no estuário do rio Sado.

Por sua vez, no dia no 23 de fevereiro, os alunos subiram a bordo do Navio de Investigação Mário Ruivo, e tiveram a oportunidade in loco para compreender a importância das várias profissões ligadas à operação e investigação de um navio como este.

No dia 2 de março, foi dia de conhecer o Departamento do Mar e Recursos Marinhos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

No dia 4 de abril, os alunos visitaram a empresa Lindley e a Marina de Cascais, onde observaram algumas atividades náuticas, de turismo náutico e desportos náuticos no contexto da Estação Náutica de Cascais.

Tiveram ainda a oportunidade de interagir com os responsáveis de algumas empresas e instituições, tais como a Aquastart – Boat & Bike Tours, a PALMAYACHTS e o Clube Naval de Cascais.

PROCESSO DE EMPREENDEDORISMO

A sessão de lançamento do Processo de Empreendedorismo, ocorreu no dia 26 de janeiro.

Foi lecionada por Pierre Gein (UCP) com o objetivo de apresentar o Processo de Empreendedorismo aos alunos e docentes participantes no projeto, assim como revelar os próximos passos.

Sessão#1

No dia 9 de março, Pierre Gein (UCP) orientou a sessão sobre o Processo de Empreendedorismo, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto.

Esta sessão teve como objetivo validar a identificação de uma ideia que responda a um problema concreto identificado pelos grupos de alunos.

Sessão#2

Decorreu no dia 23 de março e foi orientada por Pierre Gein, com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo.

Teve como objetivo validar a correta definição do cliente alvo, o problema a que se pretende dar resposta e a solução para o mesmo.

Sessão#3

No dia 6 de abril, com a mentoria de Pierre Gein (UCP) e com a participação dos docentes que têm acompanhado os projetos de empreendedorismo dos alunos participantes no projeto, a sessão teve como objetivo definir o que é o “Produto Mínimo Viável” e como as equipas o podem desenvolver.

Sessão#4

Realizou-se no dia 29 de abril, com a mentoria de Pierre Gein (UCP) e com a participação dos alunos e docentes envolvidos no projeto O Oceano do [meu] futuro.
Incentivou-se que cada equipa apresentasse a sua ideia e resolução do problema identificado, definindo o segmento de cliente e iniciando o delineamento da política de preço.

Sessão#5

Teve lugar no dia 18 de maio com a mentoria de Pierre Gein (UCP), e com a participação dos alunos e docentes participantes no Projeto “O Oceano do [meu] futuro”.

Esta quinta sessão do processo de empreendedorismo teve como objetivo a preparação dos alunos para o Ocean Hackathon, em que os alunos terão oportunidade de apresentar os seus projetos a um painel de avaliadores que distinguirá as melhores ideias. Foi tempo de esclarecer as dúvidas finais e ter tudo a postos para convencer os jurados.

MAPA PROFISSÃO AZUL

No dia 27 de abril, decorreu a sessão sobre o Mapa Profissão Azul, orientada por Sónia Ribeiro (UCP/Mare Startup).

O objetivo desta sessão teve como objetivo apresentar e debater os resultados das Fichas Profissão Azul (concebidas pelos grupos de alunos), no decurso das sessões e das visitas de campo do projeto.

Os alunos percorreram o próprio caminho e descobriram por eles próprios as profissões associadas a cada tema e setor económico abordado ao longo do projeto.

Foram identificadas mais de 100 profissões, correspondendo a programas de formação técnica, profissional, superior e de especialização.

Novas oportunidades de emprego foram identificadas e, desejamos todos, que possam vir a ser as profissões do futuro destes alunos.

OCEAN HACKATON


No dia 1 de junho realizou-se, no Colégio Valsassina, o evento Ocean Hackathon, uma das principais atividades do projeto O Oceano do [meu] futuro.

O Ocean Hackathon foi o culminar das várias atividades desenvolvidas durante o presente ano letivo, que procuraram promover o empreendedorismo azul e divulgar as oportunidades de emprego e de negócios futuros na área do Mar.

Neste evento, os alunos do 12º ano tiveram a oportunidade de apresentar os seus projetos inovadores, desenvolvidos ao longo do ano letivo, a um painel de avaliadores que distinguiu as melhores ideias.

Houve ainda a apresentação do projeto do Curso de Humanidades, que consiste num Quiz online sobre Literacia do Oceano, tendo uma versão destinada a alunos do 2.º ciclo e outra versão para alunos do 3.º ciclo.

Vencedores dos Projetos de Empreendedorismo:

1º Lugar

– Plastic4fun- Serviço de ATL em praias, com reutilização de plásticos.

2º Lugar

– Ostracal – Produção de um corretivo agrícola sustentável, a partir de desperdícios de conchas de ostra.

3º Lugar (ex aequo)

– Helping hands – Gel hidroalcoólico a partir de resíduos alimentares.

– Syrenity – Creme hidratante a partir de colagénio marinho (escamas e barbatanas de peixe).

O projeto O Oceano do [meu] futuro agradece a todos os participantes que tão entusiasticamente e criativamente abraçaram este projeto!

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