Nos dias 8, 9 e 10 de outubro, o Portugal Blue Digital Hub (PBDH) marcou presença na 10.ª edição do Portugal Smart Cities Summit, que decorreu na Feira Internacional de Lisboa (FIL). Este evento, que se afirma como o principal ponto de encontro nacional para a discussão e apresentação de soluções inovadoras para o desenvolvimento de cidades inteligentes, reuniu entidades públicas, privadas e regiões inovadoras num espaço de partilha e de colaboração.
O PBDH, integrado no pavilhão Smart Portugal, liderado pela NOVA IMS - Information Management School, parte do consórcio do projeto, apresentou a sua estratégia e iniciativas em prol da digitalização e transição ambiental no contexto da Economia Azul. A presença no Pavilhão Smart Portugal permitiu ao PBDH interagir com um ecossistema diversificado de agentes de inovação, promovendo sinergias e explorando novas oportunidades de colaboração.
No segundo dia do evento, a iniciativa do PBDH ganhou destaque com a apresentação de um pitch, conduzido por Rodrigo Oliveira, que decorreu no palco do Pavilhão Smart Portugal. Durante a sua intervenção, foi realçada a importância do desenvolvimento de novas soluções baseadas em Inteligência Artificial, Blockchain e Big Data no contexto da Economia Azul.
O Portugal Smart Cities Summit é mais do que um encontro sobre mobilidade ou plataformas digitais — é um verdadeiro ponto de convergência para a criação de oportunidades para no mercado nacional e internacional, que promove a investigação, a educação e a criação de negócios que moldam o futuro das cidades. Este evento focou a forma como as tecnologias emergentes podem ser aplicadas para melhorar a qualidade de vida nas cidades, promovendo uma maior sustentabilidade e resiliência.
Para o Portugal Blue Digital Hub, a participação na 10.ª edição do Portugal Smart Cities Summit foi uma excelente oportunidade para reforçar a sua missão de transformação digital e ambiental, estabelecendo novas ligações com stakeholders relevantes e potenciando o reconhecimento do seu papel no desenvolvimento de um futuro mais inteligente e sustentável para os territórios marítimos e urbanos.
Com o olhar no futuro, o PBDH continuará a fomentar a transição digital da Economia Azul, contribuindo para o posicionamento de Portugal como uma referência global no desenvolvimento de soluções inovadoras.