kl

Sharing Day : TagusInnov

9 de outubro de 2024

O Portugal Blue Digital Hub (PBDH) esteve presente no Sharing Day da primeira edição do TagusInnov, realizado no passado dia 2 de outubro, no Porto de Lisboa.
O TagusInnov é um dos programas de inovação aberta do Bluetech Innovator, lançado pelo Porto de Lisboa em parceria com o Fórum Oceano e com a Beta-i, no âmbito do PBDH, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O TagusInnov tem como objetivo transformar o ecossistema portuário através da experimentação de novas tecnologias e soluções disruptivas. A iniciativa visa transformar o Porto de Lisboa num “laboratório vivo”, testando inovações que irão reforçar a sua capacidade como um porto mais inteligente, verde e resiliente. Além de promover o desenvolvimento de novos processos e tecnologias, o programa visa atrair talento, captar investimento privado e fomentar a internacionalização.
Durante o Sharing Day do TagusInnov, a Beta-i, o Fórum Oceano e o Porto de Lisboa anunciaram as três startups vencedoras da primeira edição, escolhidas para implementar projetos-piloto com as soluções de inovação que apresentaram a concurso neste programa de inovação aberta, que teve a sua primeira edição focada em soluções para a área de lazer e turismo marítimo.
Startups vencedoras e as suas inovações:
  • DeepNeuronic com uma solução baseada em inteligência artificial para otimizar a gestão de fluxos de visitantes nas zonas portuárias e turísticas.

  • NILG.AI com uma plataforma de análise de dados destinada a melhorar a eficiência dos serviços turísticos oferecidos nas áreas portuárias.

  • Nudge com uma ferramenta digital que utiliza a psicologia comportamental para incentivar práticas sustentáveis e ecoeficientes por parte dos turistas.

Estas start-ups foram selecionadas entre um total de 94 candidaturas, após um rigoroso processo de avaliação liderado pela Beta-i e um bootcamp intensivo, com apenas oito finalistas, onde as startups tiveram a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com a equipa do Porto de Lisboa.
Durante os próximos meses, com o apoio técnico e logístico do Porto de Lisboa e dos parceiros do programa, as soluções serão testadas no terreno através de projetos-piloto que vão contar com recursos humanos e acompanhamento especializado fornecidos pelos Parceiros do TagusInnov. O objetivo é cocriar modelos de negócio que possam ser escaláveis e replicáveis em outros portos, nacionais e internacionais.
Com o sucesso desta primeira edição, o TagusInnov encontra-se já a preparar a próxima edição, a ser lançada em 2025, com o tema “Portos Inteligentes e Verdes”. Ademais, prevê-se o alargamento do programa ao Porto de Setúbal, em colaboração com o Porto de Lisboa, reforçando a capacidade de ambos como polos de inovação no setor portuário e marítimo.
Como parte do projeto, a APL está a contribuir com aproximadamente 360.000 euros, juntamente com outras fontes de financiamento privadas e europeias, com o objetivo de atrair um investimento global de 1 milhão de euros nos próximos três anos.