Rota Nautical Portugal - BTL 2025

Estações Náuticas de Portugal brilham na BTL 2025 com reforço da cooperação e crescimento da rede

March 14, 2025

O turismo náutico em Portugal deu mais um passo significativo na sua afirmação como setor estratégico para o desenvolvimento sustentável das regiões, com a forte presença das Estações Náuticas de Portugal (ENP) na BTL 2025.
A Sessão Nacional da Rota "Nautical Portugal", realizada a 13 de março no stand da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, foi um dos momentos altos do certame, reunindo entidades públicas e privadas num ambiente de grande colaboração e compromisso.
A sessão, apresentada e conduzida por António José Correia, Coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, certificadas pelo Fórum Oceano, contou com a presença do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, que encerrou a sessão, destacando a relevância das Estações Náuticas para a dinamização do turismo nacional, promovendo a sustentabilidade e a coesão territorial: "Este projeto é um pilar essencial da Estratégia Azul de Portugal e da nossa ambição de afirmar o país como um destino de referência no turismo náutico internacional".
Durante a sessão de abertura, intervieram Carla Salsinha, Presidente da Entidade Regional de Turismo de Lisboa, Marisa Lameiras da Silva, Diretora-Geral de Política do Mar, José Archer, Presidente da ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, membro da Comissão de Avaliação das Estações Náuticas e Teresa Monteiro, Vice-Presidente do Turismo de Portugal, todos sublinhando a importância estratégica do setor e o papel essencial das ENP na valorização dos territórios.
Por sua vez, Ruben Eiras, Secretário-Geral do Fórum Oceano, enalteceu a importância da rede de Estações Náuticas como motor do crescimento azul: "Com 41 Estações Náuticas certificadas, temos uma oferta estruturada e diversificada, que contribui para a economia do mar e para a valorização dos territórios. Esta iniciativa reflete a capacidade de Portugal e do Fórum Oceano em unir diferentes atores numa estratégia comum de desenvolvimento", sublinhou.
Durante a sessão, decorreu também a assinatura de Protocolos de Cooperação com as Federações Desportivas de Canoagem, Remo e Vela, reforçando o compromisso entre as ENP e as modalidades náuticas, promovendo a inclusão, a formação e a dinamização de atividades ligadas ao mar e aos rios. Estiveram presentes neste momento Ricardo Machado, Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, António Alves, Tesoureiro da Federação Portuguesa de Remo e António Barros, Presidente da Federação Portuguesa de Vela.
Um dos momentos principais do evento, foi a Cerimónia Pública de Certificação de três novas Estações Náuticas: Oleiros, Ponte de Sor-Montargil e São Pedro do Sul, alargando assim a rede a 41 Estações Náuticas certificadas (conheça todas aqui: https://www.nauticalportugal.com/) e reforçando a presença do turismo náutico no interior do país.
Simultaneamente, seis Estações Náuticas viram a sua certificação renovada: Esposende, Oeste, Ovar, Póvoa de Varzim, Sesimbra e Vilamoura, demonstrando o compromisso das regiões na manutenção de padrões elevados de qualidade e oferta turística.
Nesta Sessão Nacional estiveram ainda presentes Membros da Comissão de Avaliação das Estações Náuticas: a ABAAE - Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, a APPR - Associação Portuguesa de Portos de Recreio, a Direção-Geral de Política do Mar, a Direção Geral de Educação do Desporto Escolar e o Turismo de Portugal.
A par da Sessão Nacional, realizaram-se ao longo dos dias 12 e 13 de março diversas Sessões Regionais nos stands das Entidades Regionais de Turismo, promovendo os destinos náuticos de Norte a Sul do país. O envolvimento ativo das Entidades Coordenadoras das Estações Náuticas e dos seus parceiros evidenciou o espírito de colaboração que caracteriza esta iniciativa.
O evento serviu ainda de palco para a apresentação do 4.º Encontro da Rede das Estações Náuticas, por Ricardo Cardoso, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Odemira, evento que se realizará em Odemira nos dias 3 e 4 de abril, consolidando a partilha de boas práticas e a discussão de estratégias para o futuro do setor.
O final da sessão ficou marcado por uma ação especial de promoção do pescado das lotas portuguesas pela DOCAPESCA, acompanhada por uma degustação de vinhos e produtos regionais, com a colaboração da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e da Adega de Palmela.
Num ambiente de amizade, cooperação e compromisso, a presença das Estações Náuticas de Portugal na BTL 2025 foi um sucesso, reforçando o papel desta rede na projeção do país como um destino de excelência no turismo náutico mundial.
Footer Background Image

Fórum Oceano is the managing entity of the Portuguese Sea Cluster, certified and recognised by the Ministry of Economy and the Sea, the Ministry of National Defence and the Ministry of Planning and Infrastructure.

With the support of

Sponsors Logos

Headquarters
UPTEC Mar, Sala C2, Av. Da Liberdade S/N 4450-718 Leça Da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegation
Rua Das Trinas, Nº. 49 – Sala 20 61249-093 Lisboa – Portugal

With the support of

Sponsors Logos

© 2025 Fórum Oceano. All rights reserved. Developed by Yacooba Labs