Informações

6ª fase de candidaturas – 2022 (brevemente)

As candidaturas estão fechadas. Brevemente será lançada a 6ª fase de candidaturas – 2022 – para os territórios que se pretendam constituir como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), coordenada pelo Fórum Oceano.

As novas candidaturas serão enquadradas no Regulamento que se encontra em fase final de revisão.

5ª fase de candidatura a partir do dia 2 de janeiro de 2021

A partir do dia 2 de janeiro de 2021, os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura ao Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação.

O período para apresentação de candidaturas decorrerá em permanência.

4ª fase de candidatura a partir do dia 2 de janeiro de 2020

A partir do dia 2 de janeiro de 2020, os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura ao Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação.

O período para apresentação de candidaturas decorrerá em permanência.

3ª fase de candidatura ao processo de certificação de Estações Náuticas de Portugal: 1 de julho a 31 de outubro de 2019

Os territórios que pretendam constituir-se como Estação Náutica, integrando a Rede “Estações Náuticas de Portugal” (ENP), poderão apresentar uma candidatura à Fórum Oceano, entidade responsável pela certificação, até 31 de outubro. A 3ª fase para submissão de candidaturas começou no dia 1 de julho.

A Rede “Estações Náuticas de Portugal” conta atualmente com 16 territórios certificados e um em fase final de certificação, no Continente, distribuídos pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 52 municípios e 4 Comunidades Intermunicipais, contando com mais de 680 parceiros, dos quais mais de 60% são empresas. Até ao final de 2019, a Rede das ENP crescerá com a certificação de novos territórios, mobilizando mais de 800 entidades.

Na segunda fase de candidatura para a certificação, que terminou no dia 31 de maio, a Fórum Oceano recebeu 5 candidaturas, envolvendo a participação de 150 organizações, entre municípios, comunidades intermunicipais, associações empresariais e sociais, entidades de turismo regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, autoridade marítima nacional, entre outros.

As candidaturas da 2ª fase serão agora analisadas pela Comissão de Avaliação, composta por representantes da Fórum Oceano,  Turismo de Portugal, I.P., ANMP – Associação Nacional de Municípios Portugueses, APECATE – Associação Portuguesa de Empresas de Congressos, Animação Turística e Eventos, ANC – Associação Nacional De Cruzeiros, APPR – Associação Portuguesa de Portos de Recreio, DGE – Direção-Geral de Educação, DGPM – Direção-Geral de Política do Mar do Ministério do Mar e FEDETON.

As novas Estações Náuticas serão certificadas no 1º Encontro Nacional das Estações Náuticas de Portugal, que decorrerá no dia 12 de novembro, no âmbito da 9ª edição do Business2Sea/Fórum do Mar, evento organizado pela Fórum Oceano em colaboração com o CETMAR – Centro Tecnológico do Mar da Galiza. Em 2019, o evento terá lugar de 11 a 13 de novembro, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

As candidaturas apresentadas durante a 3ª fase seguirão o mesmo processo de avaliação, com momento de certificação ainda a definir.

Enquanto entidade certificadora das Estações Náuticas de Portugal, a Fórum Oceano definiu um plano de monitorização das ENP, que prevê ações como visitas de acompanhamento da Comissão de Avaliação aos territórios certificados, bem como o levantamento de necessidades de formação, para organização de sessões de capacitação dos atores envolvidos nas Estações Náuticas.  Ao longo das próximas semanas, a Comissão de Avaliação dará seguimento ao périplo de visitas iniciado no final de junho às Estações Náuticas de Portugal.

Recorde-se que as Estações Náuticas de Portugal integram o Sistema de Informação Geográfica do Turismo (SIGTUR) do Turismo de Portugal. A Rede ENP integra ainda a rede europeia coordenada pela FEDETON, da qual a Fórum Oceano é parte integrante e ativa.

Toda a informação sobre as Estações Náuticas de Portugal pode ser consultada em: http://www.forumoceano.pt/p260-estacoes-nauticas-de-portugal-pt

2ª fase de candidatura ao processo de certificação de Estações Náuticas de Portugal (ENP): 1 de março e 31 de maio de 2019

A 2ª fase de candidatura ao processo de certificação de Estações Náuticas de Portugal decorre até 31 de maio.

Manifestações de Interesse (até 28 de fevereiro)

De 2 de janeiro a 28 de fevereiro de 2019, decorrerá um período de “Manifestações de interesse de candidaturas” através do preenchimento de um formulário que pode ser descarregado aqui. O objetivo é, por ocasião da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, dar visibilidade aos territórios que vierem a manifestar interesse em constituírem-se como ENP, numa iniciativa denominada  “Rota do Náutico”, que decorrerá no dia 14 de março.
Uma vez preenchido o formulário deverá ser enviado para o endereço de email geral@forumoceano.pt.

A “Rota do Náutico” visa apresentar as Estações Náuticas de Portugal (ENP) e os destinos WAOH! seguindo uma “Rota” com várias “escalas” na BTL. Consulte aqui o programa provisório da “Rota do Náutico”.

Os territórios interessados em avançar com a apresentação de manifestações de interesse deverão preencher e submeter o formulário disponível no website da Fórum Oceano, até ao dia 28 de fevereiro.

Recorde-se que na primeira fase de certificação das ENP, a Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas, tendo certificado 15 territórios no continente, distribuídos pelo litoral e pelo interior, com o envolvimento de 43 municípios, 3 Comunidades Intermunicipais, em cerca de 500 parceiros, dos quais quase 300 são empresas (60%). Conheça aqui as primeiras 15 Estações Náuticas de Portugal.
Mais informação sobre as Estações Náuticas de Portugal aqui. Regulamento para a Certificação disponível para consulta aqui.

Certificação das Estações Náuticas de Portugal

cerimónia de certificação das ENP decorreu no âmbito da 8ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto.

Consulte aqui a lista das Estações Náuticas certificadas.

Workshop sobre a organização de produtos de Turismo Náutico

No âmbito do processo de avaliação, e após uma análise preliminar das candidaturas para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), a Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de elementos representantes de entidades relevantes no desenvolvimento da náutica, do turismo e da política do Mar, iniciou uma série de visitas aos territórios envolvidos nos processos de candidatura.

O objetivo passou por verificar in loco a informação submetida em candidatura, recolhendo dados adicionais e aferindo sobre aspetos relevantes para a concretização do processo de avaliação.

No seguimento das visitas ao terreno, e com o objetivo de contribuir para o trabalho de finalização das candidaturas, a Fórum Oceano promoveu no dia 2 de outubro um workshop sobre a organização de produtos de Turismo Náutico destinado aos responsáveis das ENP e parceiros envolvidos, com a participação de Julia Vera Prieto, Diretora e Sócia Fundadora da Travelecoology e especialista em Ecoturismo.

Consulte aqui a apresentação de Julia Vera Prieto.

Sessões de apresentação sobre o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal

A Fórum Oceano, em colaboração com diversas entidades, promoveu em cada região a realização de sessões de apresentação e esclarecimento sobre o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal.

Algarve
26 de março | 15h | Entidade Regional de Turismo – Consulte a apresentação

Organização: CCDR Algarve, ERT Algarve, Maralgarve e Fórum Oceano

Centro
28 de março | 10h30 | CCDR Centro – Consulte a apresentação

Organização: CCDR-C, ERT do Centro e Fórum Oceano

Lisboa
9 de abril | 10h30 | ERT de Lisboa – Consulte a apresentação

Organização: CCDR LVT, ERT de Lisboa, AML-Área Metropolitana de Lisboa e Fórum Oceano

Norte
11 de abril | 15h | Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER – Consulte a apresentação
Organização: CCDR Norte, Turismo do Porto e Norte de Portugal, ER e Fórum Oceano

Alentejo
12 de abril | 14h | NERE – Núcleo Empresarial da Região de Évora – Consulte a apresentação – Consulte a apresentação

Organização: CCDR Alentejo, ERT do Alentejo e Fórum Oceano

Fórum Oceano recebe 17 candidaturas para certificação de Estações Náuticas

Na primeira fase de candidatura para a certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP), que terminou no dia 30 de junho, a Fórum Oceano recebeu 17 candidaturas, envolvendo territórios do litoral e do interior, de norte a sul do país, de regiões transfronteiriças, em torno do Mar, de marinas e portos de recreio, de rias, de albufeiras, de barragens, de rios e de praias fluviais.

Com diferentes configurações, as candidaturas apresentadas contam com a participação de mais de 500 entidades, entre municípios, comunidades intermunicipais, associações empresariais, sociais e humanitárias, entidades de turismo nacionais e regionais, instituições de ensino e formação, federações desportivas, clubes náuticos, empresas, administrações portuárias, autoridade marítima nacional, entre outros.

O número e a diversidade de candidaturas refletem a capacidade de mobilização e envolvimento dos territórios neste processo de certificação, antevendo a constituição de uma rede alargada de Estações Náuticas, num modelo que implica a existência de uma Entidade Coordenadora e de um Conselho de Estação Náutica, autêntico fórum local/regional de enquadramento ao desenvolvimento estratégico participado da ENP.

As candidaturas serão agora submetidas à apreciação da Comissão de Avaliação, composta por um conjunto de entidades representantes da administração pública central e local, operadores marítimo-turísticos e outras entidades representativas do setor.

A cerimónia de certificação das ENP decorrerá no âmbito da 8ª edição do Business2Sea – Fórum do Mar 2018, no dia 16 de novembro, Dia Nacional do Mar, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto. Beneficiando da participação da Fórum Oceano na FEDETON – Federação Europeia de Destinos de Turismo Náutico, as Estações Náuticas certificadas integrarão a rede Europeia de Estações Náuticas.

Este processo conta com o envolvimento do Ministério do Mar, através da DGPM, da Secretaria de Estado do Turismo, através do Turismo de Portugal e do Ministério da Educação, através da DGE.

Recorde-se que a Fórum Oceano lançou no dia 1 de março de 2018, na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, a primeira fase de candidatura para a certificação das ENP, tendo, ao longo dos meses que se seguiram, realizado um conjunto de sessões informativas de norte a sul de Portugal.

Toda a informação sobre as ENP pode ser consultada aqui.

Fórum Oceano apresenta processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal na Nauticampo

A Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar vai apresentar o processo de certificação das Estações Náuticas de Portugal (ENP) no auditório da Nauticampo (Salão Internacional de Navegação de Recreio, Desporto, Aventura, Caravanismo e Piscinas), no dia 5 de abril, pelas 16h.

Candidaturas para certificação de Estações Náuticas até 30 de junho

A primeira fase de candidatura para a certificação de Estações Náuticas em Portugal (ENP) já arrancou. A sessão de apresentação e lançamento do processo de certificação das ENP realizou-se no dia 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa, no stand do Turismo de Portugal.

Fórum Oceano apresenta ‘Estações Náuticas de Portugal’

A Fórum Oceano vai apresentar o processo de certificação das ‘Estações Náuticas de Portugal’ (ENP) na BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), no dia 1 de março, às 15h, no stand do Turismo de Portugal, localizado no Pavilhão 1. A sessão de apresentação vai contar com a presença da Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, e da Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.