Background Banner Image
Banner Image
Baseado em:
Blue Invest LogoDisclaimer:Toda a informação que se segue baseia-se no BlueInvest Investor Report, que conjuga dados de mercado com resultados de um inquérito aos investidores realizado pela BlueInvest. A BlueInvest é uma iniciativa da Comissão Europeia lançada em 2019 com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável. É financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

PROTEÇÃO E REGENERAÇÃO AMBIENTAL

Definição da fileira

Proteção ambiental e regeneração dos ambientes marinhos, incluindo atividades para prevenir a poluição dos oceanos e restaurar e reforçar a biodiversidade nas zonas costeiras.

Proteger o ambiente natural é um dos principais domínios de intervenção. Inclui a monitorização das condições do meio aquático de acordo com parâmetros físicos, químicos e biológicos, o ruído, a poluição atmosférica e as fontes de lixo de origem terrestre ou marítima (por exemplo, plásticos de utilização única e artes de pesca) que podem prejudicar o ambiente, a saúde dos organismos e as estruturas económicas. As ações devem garantir um estado de conservação favorável para os ecossistemas em que os habitats têm dimensão e qualidade suficientes e as populações de espécies são suficientemente grandes para garantir a sobrevivência a médio e longo prazo.

A regeneração e restauração da biodiversidade para melhorar a saúde e a resiliência dos ecossistemas costeiros é outro dos principais domínios de ação. As atividades incidem principalmente nos recifes de coral, mangais e pradarias de ervas marinhas e, em menor grau, em praias, dunas, sapais, praias, dunas, pântanos salgados e lagoas. Enquanto a regeneração tem como objetivo a criação de ecossistemas mais resistentes e diversificados, a restauração centra-se no regresso de um ecossistema ao seu estado original estado original após danos ou degradação.

Estratégia DDC - Digitalizar, Descarbonizar, Circularizar

A proteção e regeneração ambiental é fundamental para combater as crescentes pressões ambientais que enfrentamos no nosso planeta. A transição verde para este sector refere-se à integração da preservação do ecossistema marinho e o controlo da poluição do oceano em todas as atividades económicas. Os desenvolvimentos devem permitir que a economia azul prospere enquanto conservar e regenerar o ambiente marinho, assegurando uma transição justa e inclusiva para as gerações futuras.

Serviços Fórum Oceano para a fileira

Desenvolvimento do negócio e internacionalização: Serviços de market Intelligence; organização de missões empresariais e matchmaking; apoio a iniciativas de investimento; criação de programas de empreendedorismo ESG e de aceleração empresarial; apoio à internacionalização do negócio.

Aceleração empresarial, empreendedorismo, digitalização e inovação ESG: implementação de projetos europeus e extra-europeus focados em ecossistemas e redes de inovação; serviços de apoio à criação de modelos de negócio ESG; serviços de avaliação de impacto ESG de empresas e tecnologias; Apoio ao financiamento empresarial; Apoio ao acesso de infraestruturas de teste de tecnologias, produtos e serviços ESG.

Formação, educação e literacia: Criação de soluções de formação técnica e superior; Desenvolvimento de iniciativas de literacia azul ligada ao empreendedorismo jovem ESG e ao conhecimento das profissões da economia azul ESG.

Organização de eventos e de ações comunicação da economia azul ESG: Disseminar conhecimento e boas práticas, fomentar a colaboração entre stakeholders e destacar oportunidades emergentes na economia azul ESG.

Estudos estratégicos e política pública: Realização de estudos estratégicos para definição de estratégias municipais, regionais e nacionais de economia azul.

Cadeia de valor

Value Chain

Principais inovações e tecnologias

Inovação

Descrição

Proposta de valor

Dispositivos inteligentes para recolha de dados ambientaisSensores e robots subaquáticos e tecnologias que recolhem dados em tempo real sobre a saúde dos ecossistemas.Tomada de decisões mais bem informadas para proteção da biodiversidade, da poluição ambiental e sustentabilidade dos oceanos.
Monitorização para proteção dos oceanosPlataformas que utilizam a IA e big data para monitorizar o impacto ambiental no oceano: deteção da vida selvagem, recolha de dados marinhos, cartografia e quantificação de parâmetros ambientais.Rapidez e facilidade de transformação de dados quantitativos e qualitativos em informações acionáveis para ajudar a resolver problemas ligados à poluição dos oceanos, à biodiversidade e à proteção costeira.
Soluções para prevenir a poluição por plásticosAs soluções incluem a criação de linhas costeiras artificiais para atenuar a concentração de plástico e dispositivos flutuantes que evitam que os resíduos de plástico dos rios entrem no mar.Reduz o risco de emaranhamento ou ingestão de resíduos de plástico por animais marinhos animais marinhos, ajudando a travar a perda de biodiversidade marinha.
Tecnologias de remoção de carbonoArmazenamento de carbono no fundo do mar sob a forma de compostos orgânicos, utilizados como créditos de carbono ou a conversão de CO₂ em produtos de elevado valor para múltiplas indústrias.Pode reduzir significativamente as emissões de gases com efeito de estufa e contribuir para a descarbonização, produzir energia geotérmica renovável e materiais de construção, entre outros produtos.
Soluções baseadas na natureza para restaurar e regenerar os ambientes marinhosAs soluções incluem estruturas para proteger áreas ameaçadas, restauração e regeneração de diferentes habitats marinhos, como os recifes de coral, e a cartografia de atuais e futuros cenários ambientais.Permite a proteção, a gestão sustentável e/ou a recuperação de ecossistemas naturais (por exemplo, através de estruturas de recifes artificiais destinadas a acelerar a criação de recifes) e, paralelamente desafios sociais, como as alterações climáticas, a saúde humana, a segurança alimentar e da água e a redução do risco de catástrofes.
Tecnologias de monitorização de biodiversidadeTecnologias bioacústicas e ADN ambiental que recolhem dados sobre a biodiversidade e a vida selvagem e monitorizam o estado da biodiversidade.Ajuda a superar os desafios da mão-de-obra intensiva e da vigilância tradicional da vida selvagem, facilitando a análise de grandes quantidades de dados e fornecendo resultados mais exatos, apoiando a proteção de espécies ameaçadas.
Background Associates Image

Associados Fórum Oceano - Fileira Proteção e Regeneração Ambiental

Dados de Mercado da Proteção e Regeneração Ambiental

Blue Economy Barometer

Plataforma digital que consolida dados de diferentes subsectores da indústria da Economia Azul e compara vários indicadores de diferentes países.

Hub Azul Dealroom

A plataforma digital para a internacionalização global da Economia Azul em Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano, para um ecossistema global que liga inovadores azuis a investidores.

Euronext Lisbon

A Euronext Lisbon é uma bolsa de valores situada em Lisboa. Faz parte da bolsa pan-europeia Euronext. O índice mais famoso é o PSI-20.

Blue Invest

Iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável.

Footer Background Image

O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.


Sede
UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegação
Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 20
61249-093 Lisboa – Portugal
+351 213 224 050


© 2024 Fórum Oceano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Yacooba Labs