Background Banner Image
Banner Image
Baseado em:
Blue Invest LogoDisclaimer:Toda a informação que se segue baseia-se no BlueInvest Investor Report, que conjuga dados de mercado com resultados de um inquérito aos investidores realizado pela BlueInvest. A BlueInvest é uma iniciativa da Comissão Europeia lançada em 2019 com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável. É financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

TURISMO COSTEIRO E MARÍTIMO

Definição da fileira

O turismo costeiro e marítimo engloba a gama de turismo social, cultural e atividades económicas envolvidas na prestação de serviços para turismo que tenham lugar na costa ou em ambientes marítimos. Inclui atividades recreativas nas praias e fora delas, atividades em terra e área circundante, e o fabrico e fornecimento de bens e serviços associados a estas atividades. O turismo marítimo inclui atividades recreativas baseadas na água (por exemplo, surf, canoagem, pesca desportiva, observação de baleias e aves marinhas e vela), a indústria de cruzeiros e o fabrico e fornecimento de serviços e equipamento relacionado.

Estratégia DDC - Digitalizar, Descarbonizar, Circularizar

O sector está altamente dependente da qualidade do litoral e ecossistemas marinhos para atrair visitantes, e é particularmente vulnerável a ameaças como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade. O turismo bem gerido pode apoiar a conservação, contribuir para o desenvolvimento sustentável, proporcionar criação de receitas e uma melhor qualidade de vida para o litoral. Em 2022, a CE identificou 27 áreas de ação para acelerar a transição verde e digital e para melhorar a resiliência da indústria turística da UE. Isto inclui, entre outras, a mobilidade sustentável, circularidade dos serviços de turismo, transição verde das empresas de turismo e das PMEs, serviços turísticos digitais e aprendizagem entre pares e networking para PMEs.

Serviços Fórum Oceano para a fileira

Desenvolvimento do negócio e internacionalização: Serviços de market Intelligence; organização de missões empresariais e matchmaking; apoio a iniciativas de investimento; criação de programas de empreendedorismo ESG e de aceleração empresarial; apoio à internacionalização do negócio.

Aceleração empresarial, empreendedorismo, digitalização e inovação ESG: implementação de projetos europeus e extra-europeus focados em ecossistemas e redes de inovação; serviços de apoio à criação de modelos de negócio ESG; serviços de avaliação de impacto ESG de empresas e tecnologias; Apoio ao financiamento empresarial; Apoio ao acesso de infraestruturas de teste de tecnologias, produtos e serviços ESG.

Formação, educação e literacia: Criação de soluções de formação técnica e superior; Desenvolvimento de iniciativas de literacia azul ligada ao empreendedorismo jovem ESG e ao conhecimento das profissões da economia azul ESG.

Organização de eventos e de ações comunicação da economia azul ESG: Disseminar conhecimento e boas práticas, fomentar a colaboração entre stakeholders e destacar oportunidades emergentes na economia azul ESG.

Estudos estratégicos e política pública: Realização de estudos estratégicos para definição de estratégias municipais, regionais e nacionais de economia azul.

Cadeia de valor

Value Chain

Principais inovações e tecnologias

Inovação

Descrição

Proposta de valor

Plataformas digitais para serviços de turismo e atividadesEspaços online para interações criadoras de valor entre fornecedores de serviços/produtos e clientes/utilizadores. As interações têm lugar na plataforma, facilitando a troca de bens ou serviços para uma forma de moeda. Estão a ser desenvolvidas plataformas específicas para iates charter, aluguer de barcos e partilha de serviços marítimos e gestão dos fluxos turísticos na natureza locais de património cultural.Informações baseadas em dados em tempo real permitem que os utilizadores tomem decisões mais bem informadas. As plataformas estão a mudar a forma como o sector é gerido com impacto na forma como os destinos facilitam o turismo, desenvolvem produtos, recolhem dados, acedem aos mercados e atraem visitantes.
Realidade virtual (RV) e turismo remotoTecnologia imersiva para melhorar a experiência do viajante antes e/ou depois chegar ao destino.Os destinos, as atrações, os hotéis e os operadores turísticos podem oferecer novas formas de envolvimento, a baixo custo. Os clientes podem 'experimentar antes de comprar'.
Realidade Aumentada (RA) no sector da hotelaria e navegação costeiraCriação de visões melhoradas do mundo real através da sobreposição de conteúdos computorizados, permitindo ao conteúdo virtual interagir com o ambiente real. A RA também se pode relacionar com aumentos auditivos ou olfativos que não fazem parte (originalmente) do ambiente real.Experiência de visita completa e agradável para o utilizador. Vários hotéis estão a explorar a AR e também já está a ser utilizada como assistente de navegação visual.
Náutica sustentável e módulos marinhos flutuantes sustentáveisMais navios sustentáveis otimizados para o turismo que emitem menos emissões, são feitos de materiais mais ecológicos e são mais eficientes em termos energéticos. Os módulos marinhos flutuantes sustentáveis contribuem para o desenvolvimento das áreas de interface oceânica e para otimizar instalações de amarração para iates e lazer.Pode reduzir o impacto ambiental de embarcações de recreio e navios. Os módulos marinhos flutuantes sustentáveis são amigos do ambiente, seguros e adaptáveis aos ambientes individuais.
Gestão turismo sustentávelIniciativas destinadas a promover a proteção marinha e a literacia dos oceanos (por exemplo, museus subaquáticos, classificação e avaliação da sustentabilidade desportiva e acesso às praias) e plataformas que melhoram a oferta de aluguer marítimo, proporcionando atividades experimentais que incentivem a proteção da vida marinha.Promove um maior sentido de cuidado e apreço pela vida marinha entre os visitantes, levando a uma maior preservação das praias e do ambiente marinho.
Background Associates Image

Associados Fórum Oceano - Fileira Turismo Costeiro e Marítimo

Dados de Mercado do Turismo Costeiro e Marítimo

Blue Economy Barometer

Plataforma digital que consolida dados de diferentes subsectores da indústria da Economia Azul e compara vários indicadores de diferentes países.

Hub Azul Dealroom

A plataforma digital para a internacionalização global da Economia Azul em Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano, para um ecossistema global que liga inovadores azuis a investidores.

Euronext Lisbon

A Euronext Lisbon é uma bolsa de valores situada em Lisboa. Faz parte da bolsa pan-europeia Euronext. O índice mais famoso é o PSI-20.

Blue Invest

Iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável.

Footer Background Image

O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.


Sede
UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegação
Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 206
1249-093 Lisboa – Portugal


© 2024 Fórum Oceano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Yacooba Labs