Background Banner Image
Banner Image

Quem Somos

O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster da Economia Azul de Portugal, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar. É uma organização sem fins lucrativos que tem como missão promover e valorizar a economia do mar em Portugal, apoiando o desenvolvimento sustentável do setor marítimo em Portugal, promovendo a inovação, o empreendedorismo e a cooperação entre as entidades do setor. Para isso, desenvolve diversas iniciativas e projetos que visam fortalecer a competitividade das empresas e instituições que atuam na economia do mar.

Entre as principais atividades do Fórum Oceano destacam-se a promoção da investigação e desenvolvimento de novas tecnologias, a facilitação do acesso a financiamento e investimento, e o apoio à internacionalização das empresas e instituições do setor. O Fórum Oceano tem mais de 150 associados de diversas fileiras e setores, reunindo empresas, associações e instituições do setor e desempenhando um papel fundamental na promoção da economia do mar no país.

O Fórum Oceano é a entidade responsável pela criação do modelo de negócio global do Hub Azul, rede de infraestruturas de inovação para a Economia Azul, do Plano de Recuperação e Resiliência da Comissão Europeia.

O Fórum Oceano é o líder do consórcio Portugal Blue Digital Hub, polo de inovação digital para a Economia Azul.

O Fórum Oceano é a sede mundial da BlueTech Cluster Alliance (BTCA), uma rede global de clusters BlueTech empenhados na colaboração e desenvolvimento de projetos conjuntos e partilha de informação.

Visão

As atividades marítimas constituem segmentos dinâmicos e competitivos da economia, capazes de valorizar o Mar e os seus recursos, de gerar valor e de criar emprego qualificado, contribuindo para o reforço da posição de Portugal na economia global.

Missão

Reforçar dinâmicas de cooperação estratégica entre atores – empresas, centros de IDT, instituições de ensino superior, organismos da Administração Pública – e promover a competitividade das principais cadeias de valor que utilizam o Mar e os recursos marinhos como elementos centrais da sua atividade de forma a contribuir, sustentavelmente, para o crescimento económico, para as exportações e para o emprego e para aumentar a importância relativa da economia do Mar na economia nacional.

A associação conta com mais de 100 associados, ligados aos mais diversos setores da atividade da economia do Mar, quer às áreas tradicionais como:
- Conservação, Transformação e Comercialização do Pescado;
- Indústrias Navais;
- Náutica e Turismo Náutico;
- Obras Marítimas;
- Pesca e Aquacultura;
- Portos, Transporte e Logística;

quer às áreas complementares:
- Cultura Marítima;
- Defesa e Segurança Marítima;
- Serviços;

ou ainda às áreas emergentes como:
- Biotecnologias e Bio Recursos Marinhos;
- Energias Renováveis Marinhas;
- Offshore e Oil & Gas.

Background Associates Image

Estatutos do Fórum Oceano

Órgãos Sociais

Membros da Direção
António Nogueira Leite
Presidente
António Nogueira Leite

Chapel 15 Advisors, LDA.

Augustin Olivier
Vice-presidente
Augustin Olivier

INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência

Henrique Bertino Antunes
Secretário
Henrique Bertino Antunes

OESTE CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste

João Neves
Vogal
João Neves

APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A.

José Coutinho Sampaio
Vogal
José Coutinho Sampaio

INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial

António Isidoro
Vogal
António Isidoro

SOJA DE PORTUGAL – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A.

Andreia Ventura
Vogal
Andreia Ventura

Transinsular - Transportes Marítimos Insulares, S.A.

Rui Marcelino
1º Suplente
Rui Marcelino

ALMADESIGN, Lda.

António Sarmento
2º Suplente
António Sarmento

WavEC Offshore Renewables

Membros da Assembleia Geral
Bruno Bobone
Presidente
Bruno Bobone

Pinto Basto SGPS, S.A.

José Ribau Esteves
1º Secretário
José Ribau Esteves

CIRA - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro

Isabel Gião de Andrade
2º Secretário
Isabel Gião de Andrade

VdA - Veira de Almeida & Associados, Sociedade de Advogados, R.I.

Vítor Vasconcelos
1º Suplente
Vítor Vasconcelos

CIIMAR - Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental

Rui Pedrosa
2º Suplente
Rui Pedrosa

IPL - Instituto Politécnico de Leiria

Membros do Conselho Fiscal
Luís Cacho
Presidente
Luís Cacho

APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A.

João Veloso
Vogal
João Veloso

Universidade de Aveiro

Carlos Baía
Vogal
Carlos Baía

Plataforma Mar do Algarve – Associação para a Dinamização do Conhecimento e da Economia do Mar do Algarve

Sérgio Faias
1º Suplente
Sérgio Faias

DOCAPESCA - Portos e Lotas, S.A.

Ricardo Torgal
2º Suplente
Ricardo Torgal

Indico Capital Partners - Sociedade de Capital de Risco, S.A.

Equipa Técnica

Rúben Eiras
Secretário-geral
Rúben Eiras

Secretário-geral do Fórum Oceano, foi mentor do Programa de aceleração de start-ups Ocean Stream, e ‘coacher’ da Blue Invest Platform da Comissão Europeia. Foi Diretor-Geral de Política Marítima do Ministério do Mar e Gestor de Ciência e Tecnologia na Galp Energia.

Rui Azevedo
Blue Strategic Consultant
Rui Azevedo

Desde setembro de 2021, é Conselheiro Estratégico do Fórum Oceano, depois de ter sido Secretário-Geral entre 2010 e 2021. Anteriormente, Rui Azevedo desempenhou o cargo de Vice-Presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).

António José Correia
Blue Nautical Stations Coordinator
António José Correia

Responsável pela coordenação e dinamização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, certificada e coordenada pela Fórum Oceano, e em parceria com o Turismo de Portugal, municípios, associações empresariais e outras entidades públicas e privadas.

Frederico Ferreira
Blue Tech Manager
Frederico Ferreira

Licenciado em Engenharia do Território (IST Lisboa) com uma Pós-Graduação em Energias Renováveis, tem uma vasta experiência profissional relacionada com a economia azul. Desde 2013 na Fórum Oceano, atualmente é Blue Tech and International Relations Manager.

Francisco Beirão
Blue Consultant
Francisco Beirão

Com formação do Programa Avançado de Estudos do Mar, Universidade Católica Portuguesa, Gestão da Finadvise e experiência profissional no sector empresarial privado, coordenou a delegação da Fórum Oceano, em Lisboa, tendo sido Secretário-geral da Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar.

Gisela Sousa
Blue Nautical Stations Officer
Gisela Sousa

Licenciada em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas pela U. Lusófona do Porto e Mestre em Gestão do Turismo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto. Iniciou o seu percurso no Fórum Oceano em 2022, na fileira do Turismo Náutico e Rede das Estações Náuticas de Portugal.

Liliana Gonçalves
Blue Financial Manager
Liliana Gonçalves

Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É responsável pela gestão administrativa e financeira no Fórum Oceano (desde 2012), nomeadamente gestão de tesouraria e gestão financeira de projetos nacionais e internacionais.

Lorella Ciuti
Blue Executive Assistant
Lorella Ciuti

Licenciada em Relações Internacionais com especialização no Japão e Península Coreana, professora de Japonês e Coreano, foi também professora universitária de Política Internacional, na Argentina. No Fórum Oceano, dedica-se à Estratégia Atlântica e iniciativa WestMED.

Margarida Macedo
Blue Financial Officer
Margarida Macedo

Licenciada e Mestre em Administração Público-Privada pela FDUC. O Fórum Oceano foi a sua primeira experiência profissional na área. Faz parte do projeto Hub Azul de Leixões, no âmbito da componente 'Criação do Modelo de Negócio'.

Equipa Hub Azul

Gonçalo Faria
Hub Azul Manager
Gonçalo Faria

Licenciado em Economia e com um MBA internacional, trabalhou em consultoria de inovação colaborativa para as áreas de Economia Azul, Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Turismo. Foi Diretor do programa Bluetech Accelerator, focado em impulsionar a inovação na economia azul.

Gonçalo Santos
Internationalization Coordinator
Gonçalo Santos

Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e com pós-graduação em Law and Economics of the Sea (Nova School of Law), foi secretário-geral da EISAP e Diretor de Relações Públicas da European Mar. Tem forte experiência na área de comunicação e planeamento estratégico em mercados nacionais e internacionais.

João Parreira
Marketing & Comms Manager
João Parreira

Com mais de uma década de experiência em jornalismo, conquistou 8 prémios Escolha do Consumidor na MEN'S HEALTH Portugal. Como Coordenador de Marketing na NEW GLOBAL PET, liderou a comunicação de marcas de petfood premium. Atualmente, é Blue Marketing & Communication Manager no Fórum Oceano.

Ana Chaves
Marketing & Comms Officer
Ana Chaves

Mestre em Ciências de Comunicação pela Faculdade de Letras da UP, trabalha em Comunicação há mais de 12 anos, tendo assumido funções de gestão de conteúdos, direção editorial e assessora de comunicação. Atualmente, coordena a pasta de comunicação do projeto Hub Azul de Leixões.

José Eduardo Lontro
Investor Relations & Controller
José Eduardo Lontro

Percurso profissional centrado no Setor da Banca, com enfoque na Área Comercial, Segmento Corporate (Grandes Empresas e Multinacionais) e Médias Empresas, com responsabilidades de Direção e Gestão Comercial ao longo mais de 30 anos, atualmente com funções de Investor Relations & Controller no Fórum Oceano.

Manuel Melo
Innovation Manager
Manuel Melo

Trabalhou como gestor de programas de inovação em múltiplos sectores de atividade, como a banca, seguros, formação, FMCG, retalho ou indústria. Nessas funções, desenvolveu projetos em diversos contextos, desde a inovação aberta até ao venture building em contexto corporativo.

Rodrigo Oliveira
Project Manager
Rodrigo Oliveira

Licenciado em Engenharia dos Recursos Naturais e Engenharia do Ambiente e Gestor de Projeto certificado pelo PMI (PMP), foi diretor e gestor de projetos de obras-públicas em Portugal e Angola durante 20 anos. Atualmente, é gestor de programa em diversos projetos do Fórum Oceano.

Susana Todo Bom
Blue Financial Officer
Susana Todo Bom

Licenciada em Auditoria pelo ISCAP, tem mais de 20 anos de experiência em contabilidade de Entidades do Setor não Lucrativo, bem como das suas especificidades em Contratação Pública, fiscalidade de Elegibilidade de despesas.

Featured Projects Background image

Participação em Redes

network_participation.items.btca.title image
BTCA – BLUETECH CLUSTER ALLIANCE

Fórum Oceano participates, as a founding member, in a transatlantic network of European and North American Maritime Clusters. Composed of Clusters from seven countries – Portugal, Spain, France, UK, Ireland, Canada, and USA – the BTCA emerged in 2017. The network seeks to promote investment and sustainable growth in maritime industries through collaboration among its members on initiatives linked to research and development, knowledge transfer and identification of joint business opportunities.

network_participation.items.smart_coast.title image
SMART COAST

Smart.Coast – Technologies at the service of maritime activities – is an initiative subscribed by eight national entities that aims to foster the development and demonstration of New ICT Technologies for the competitiveness of the economy of the sea. The partner entities are:
- Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
- Fórum Oceano
- INOVA-RIA
- Instituto de Telecomunicações
- Instituto Politécnico de Leiria
- TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica
- Universidade de Aveiro
- Universidade de Coimbra

network_participation.items.fedeton.title image
FEDETON – FEDERAÇÃO EUROPEIA DE DESTINOS DE TURISMO NÁUTICO

Fórum Oceano is a member of FEDETON – European Federation of Nautical Tourism Destinations – since 2016, representing the National Association in this European network, also composed by the Associations of France and Spain and the Members Sibenik/Croatia, Donegal/Ireland, and Assonautica Nord Sardegna/Italy. Membership of this Federation follows the interests of the partners and the work carried out within the Nautical Portugal Dynamizing Group, which Fórum Oceano promotes. It will be up to this Group to create the necessary conditions for the establishment of Nautical Stations in Portugal.

network_participation.items.portugal_clusters.title image
PORTUGAL CLUSTERS

Fórum Oceano has belonged to the PORTUGALclusters network since its formation on 5 March 2014. Signed by 16 National Poles and Clusters recognised in 2009 by the COMPETE Management Authority, the agreement aims to bring the partners together in a cooperation network to explore synergies and projects in areas of common interest linked to innovation, internationalisation and competitiveness of entities in the different value chains. It also aims to promote training activities on clustering and contribute to the dissemination and international relations of Portuguese clusters and poles and their members.

network_participation.items.enmc.title image
ENMC – EUROPEAN NETWORK OF MARITIME CLUSTERS

Fórum Oceano belongs to the European Network of Maritime Clusters, a confederation of clusters whose objectives are, among others, sharing good practices and promoting maritime interests to the European Commission.

network_participation.items.eccp.title image
ECCP – EUROPEAN CLUSTER COLLABORATION PLATFORM

The Ocean Forum is present in this online platform, developed by DG Enterprise & Industry, which integrates clusters and other organizations, allowing the promotion of networking and international cooperation in networks.

network_participation.items.mitin.title image
MITIN – MARITIME INNOVATIVE TERRITORIES INTERNATIONAL NETWORK

Fórum Oceano belongs to this international network which integrates several partners representing maritime territories, including public administration, scientific and economic institutions.

network_participation.items.rta.title image
RTA – RÉSEAU TRANSNATIONAL ATLANTIQUE

Fórum Oceano is part of this cooperation platform of civil society of the Atlantic Area, officially constituted on 19 September 2003, and composed of Economic and Social Councils (ESCs) of the regions of the European Atlantic Area and, where such institutions do not exist, of equivalent entities or bodies.

Reconhecimento da Associação

Fique a par dos últimos reconhecimentos!

Cluster do Mar
Cluster do Mar Português

O “Cluster do Mar Português”, dinamizado pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e seus associados, foi reconhecido como Cluster de Competitividade Emergente pelos Ministros da Defesa Nacional, do Planeamento e das Infraestruturas, da Economia e pela Ministra do Mar.

Bronze Label
Bronze Label

O Fórum Oceano (ainda sob a designação de Oceano XXI) foi reconhecida com a Excelência da BRONZE LABEL, atribuída pela European Cluster Excellence Initiative (ECEI) a 20 de maio de 2014.

Entidade Pública
Entidade de Utilidade Pública

O Fórum Oceano é, por Despacho n.º 12762/2014, publicado no Diário da República, 2ª série, n.º 202 de 20 de outubro de 2014, considerada uma Entidade de Utilidade Pública.

Footer Background Image

Fórum Oceano is the managing entity of the Portuguese Sea Cluster, certified and recognised by the Ministry of Economy and the Sea, the Ministry of National Defence and the Ministry of Planning and Infrastructure.


Headquarters
UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegation
Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 20
61249-093 Lisboa – Portugal
+351 213 224 050


© 2024 Fórum Oceano. All rights reserved. Developed by Yacooba Labs