Projeto IREN – Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal

  1. Enquadramento

Projeto nº 046014

Designação do Projeto: IREN – Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal

Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos: Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Prioridade de Investimento: PI 3.2 – O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização

Tipologia de Intervenção: TI 52 – Internacionalização das PME

Âmbito Territorial (NUTS II): ​Multi-regiões – Norte, Centro e Alentejo

Entidade Beneficiária: Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar

Data de Aprovação: 2020-07-01

Data de Início: 2020-07-01

Data de Conclusão: 2023-06-30

Investimento elegível: 444.326,10€

Incentivo: 377.677,19€

O Projeto IREN – Internacionalização da Rede de Estações Náuticas de Portugal tem como objetivo a promoção da internacionalização das Estações Náuticas de Portugal (ENP), através da valorização e promoção internacional, estimulando o aumento das exportações das empresas nelas integradas, reforçando a visibilidade de Portugal como um destino de Náutica de Recreio. Neste sentido a presente candidatura vem reforçar a missão da associação, no que se refere à dinamização e competitividade da economia do Mar.

As atividades previstas no âmbito deste projeto integram as seguintes ações:

  1. Dinamização da Rede de Estações Náuticas de Portugal para a Internacionalização;
  2. Plataforma Digital para a promoção internacional da oferta de produtos e serviços da Rede de Estações Náuticas de Portugal;
  3. Operação exploratória internacional para a prospeção, conhecimento e acesso a novos mercados para as Estações Náuticas de Portugal;
  4. Campanha coletiva de promoção internacional das Estações Náuticas de Portugal;
  5. Divulgação das atividades e resultados do projeto;
  6. Gestão do Projeto.

    2. Objetivos

Promover a internacionalização das Estações Náuticas de Portugal, através do(a):

  • Estímulo a iniciativas coletivas inovadoras, com o desenvolvimento de processos colaborativos para a internacionalização;
  • Desenvolvimento de mecanismos inovadores na prospeção, conhecimento e acesso a mercados internacionais;
  • Promoção internacional integrada da oferta nacional de bens e serviços associados às Estações Náuticas de Portugal;
  • Reforço da notoriedade e visibilidade internacional da marca Portugal, reforçando a visibilidade de Portugal como destino de náutica de recreio, com especial incidência para produtos mais sofisticados e diferenciados;
  • Partilha de conhecimento e capacitação das PME para a internacionalização;
  • Estímulo ao aumento das exportações das PME integradas nas Estações Náuticas de Portugal.

          3. Parceiros | Parceiros Estratégicos Envolvidos

  • Turismo de Portugal e Delegados do Turismo de Portugal nos mercados-alvo
  • Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte
  • Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal
  • Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo
  • Agência Regional de Promoção Turística do Porto e Norte
  • Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal
  • Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo e Ribatejo
  • Entidades Coordenadoras das Estações Náuticas de Portugal
  • AICEP
  • ANC
  • APECATE
  • APPR
  • SINESTECNOPOLO
  • ADRAL
  • ANMP

 

       4. Mercados-alvo

           5. Atividades

    1. Dinamização da Rede de Estações Náuticas de Portugal para a Internacionalização

O Caminho Marítimo de Santiago constituiu uma das atividades de dinamização da Rede de Estações Náuticas de Portugal para a Internacionalização.

Para além disso, a BTL (edição de 2022 e 2023) incluiu ações que permitiram dar a conhecer a Rede ao nível internacional.

  1. Plataforma Digital para a Promoção Internacional da Oferta de Produtos e Serviços da Rede de Estações Náuticas de Portugal
    1. Upgrade tecnológico da Plataforma Nautical Portugal

A Plataforma Nautical Portugal constitui uma ferramenta digital inovadora e inteligente, de apresentação da oferta nacional das Estações Náuticas aos mercados internacionais alvo, apoiando a rede colaborativa na operação exploratória internacional, permitindo desde logo dar a conhecer a oferta nacional de bens e serviços que integram as Estações Náuticas de Portugal aos mercados internacionais alvo.

Para além disso, fruto das operações exploratórias internacionais, foi criado um filtro nas atividades náuticas onde o utilizador pode escolher os parceiros que fazem parte da internacionalização.

  1. Operação Exploratória Internacional para a Prospeção, Conhecimento e Acesso a novos mercados para as Estações Náuticas de Portugal
    1. Apoio no Planeamento, Prospeção, Conhecimento e Acesso aos novos mercados-alvo do projeto, ajustando à oferta (GUIAS DE MERCADO)

Foram elaborados três Guias de Mercado de apoio à internacionalização das Estações Náuticas de Portugal, em formato digital, com toda a informação útil para o processo de internacionalização das PME que integram as Estações Náuticas de Portugal.

Estes apresentam uma compilação integrada de toda a informação estratégica internacional útil para a internacionalização de qualquer PME ou agente da rede das Estações Náuticas de Portugal para os três mercados-alvo (França, Alemanha e Países Baixos).

. GUIA DE MERCADO FRANÇA
. GUIA DE MERCADO FRANÇA (short version)

. GUIA DE MERCADO ALEMANHA
. GUIA DE MERCADO ALEMANHA (short version)

. GUIA DE MERCADO PAÍSES BAIXOS
. GUIA DE MERCADO PAÍSES BAIXOS (short version)


b. Ações Exploratórias Internacionais nos mercados-alvo internacionais para apresentação da oferta a prospetores internacionais

 Nestas ações foi apresentada a oferta das Estações Náuticas de Portugal, através da apresentação da Plataforma Nautical Portugal. Estas ações decorreram entre 21 e 25 de novembro de 2022.

Para além disso, os operadores turísticos e jornalistas presentes foram convidados para as Fam Trips que iriam decorrer em fevereiro e março de 2023, em Portugal.

  1. França (22.11.2022)

Esta ação decorreu no dia 22 de novembro de 2022 no Consulado de Portugal em Paris e contou com a presença do Sr. Cônsul-Geral em Paris, Embaixador Carlos Oliveira, Jean-Pierre Pinheiro, Diretor do Visit Portugal em França e Jean-Claude Sarrade, velejador francês.

 

  1. Alemanha (23.11.2022)

Esta ação decorreu no dia 23 de novembro de 2022 no Restaurante Português “O Frango”, em Dusseldorf, e contou com a presença do Sra. Cônsul-Geral em Dusseldorf, Lídia Nabais, Abílio Guerreiro, Diretor do Visit Portugal na Alemanha, Petros Michelidakis, diretor da BOOT Dusseldorf.

 

  1. Países Baixos (24.11.2022)

Esta ação decorreu no dia 24 de novembro de 2022 na Embaixada de Portugal em Haia, e contou com a presença do Sr. Embaixador António Almeida Lima, Susana Cardoso, Diretora do Visit Portugal nos Países Baixos e Michael Schmitz, que esteve presente na Fam Trip às Estações Náutica do Alentejo em outubro de 2022.

 

          c. Realização de Missões de Reconhecimento Inversas, com visitas de prospetores internacionais dos mercados alvo às Estações Náuticas de Portugal

Estas missões consistiram na visita de prospetores internacionais (operadores turísticos, jornalistas, opinion makers…) para conhecimento da oferta regional.

  1. Fam Trip Alentejo

A primeira Fam Trip ao Alentejo realizou-se em outubro de 2022 com a presença do influencer e opinion maker Michael Schmitz.

Do dia 20 a 24 de fevereiro de 2023, decorreu a Fam Trip ao Alentejo que contou com a presença de três operadores turísticos (dois dos Países Baixos, um da Alemanha) e um jornalista francês.

Nesta Fam Trip foram envolvidas 7 Estações Náuticas e 28 empresas. Foram realizadas 35 atividades e assinados 21 memorandos de entendimento entre operadores turísticos e Estações Náuticas. No total, contabilizou-se a presença de 42 participantes.

VEJA AQUI: Programa Fam Trip Alentejo

 

  1. Fam Trip Centro de Portugal

A Fam Trip ao Centro de Portugal decorreu entre 13 e 17 de março de 2023 e contou com a presença de seis prospetores internacionais: quatro operadores turísticos (um francês, um alemão e dois dos Países Baixos) e dois jornalistas franceses.

Nesta Fam Trip participaram 8 Estações Náuticas de 31 empresas. Realizaram-se 27 atividades ao longo de 5 dias de programa. Foram assinados 32 memorandos de entendimento entre operadores turísticos e Estações Náuticas. Estiveram presentes 56 participantes nesta ação.

VEJA AQUI: Programa Fam Trip Centro de Portugal

 

  1. Fam Trip Porto e Norte

Do dia 20 a 24 de março de 2023 decorreu a Fam Trip ao Porto e Norte, com a participação de cinco prospetores internacionais: dois operadores turísticos, um da Alemanha e um dos Países Baixos, um consultor de eventos dos Países Baixos, um jornalista francês e um jornalista dos Países Baixos.

De uma forma geral, estiveram envolvidas 9 Estações Náuticas e 34 empresas, num programa de 5 dias, que contou com a realização de 20 atividades. Foram assinados 18 memorandos de entendimento. Contabilizou-se a presença de 60 participantes.

VEJA AQUI: Programa Fam Trip Porto e Norte

  

                4. Campanha Coletiva de Promoção Internacional das Estações Náuticas de Portugal

                 a. Desenvolvimento do Vídeo Promocional das Estações Náuticas

Foi desenvolvido um vídeo promocional das Estações Náuticas de Portugal, de suporte às presenças institucionais nos certames internacionais previstos, em 3 idiomas (francês, alemão e inglês).

VEJA AQUI: Vídeo

 

        b. Participação em Feiras e Certames Internacionais de Referência 

  1. Salão Náutico de Paris (04.12.2021 – 12.12.2021) 
  1. BOOT Dusseldorf (21.01.2023 – 29.01.2023)

A Rede de Estações Náuticas de Portugal participou na BOOT em Dusseldorf, de 21 a 29 de janeiro de 2023.

Na quarta-feira, dia 25, decorreu o Dia Nautical Portugal com o mote “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”.

Da parte da manhã foi apresentada aos operadores turísticos, à comunicação social e ao público em geral, a campanha “Water Fun in Portugal by Nautical Portugal”. Participaram nesta iniciativa os Presidentes das Agências Regionais de Promoção Turística do Porto e Norte, do Centro de Portugal e do Alentejo e Ribatejo e o delegado do Turismo de Portugal na Alemanha.

Na parte da tarde, o “Nautical Portugal – Happy Hour” realizou-se num ambiente descontraído, com conversa à volta da oferta turística náutica, com sorteio de produtos portugueses e com um Porto Tónico! Nesta iniciativa, para além dos participantes anterior, contou-se com a presença da Sra. Cônsul em Dusseldorf, Lídia Nabais.



 Notas de Imprensa:
“NAUTICAL PORTUGAL” APRESENTA-SE NO MAIOR SALÃO NÁUTICO DO MUNDO – A BOOT EM DÜSSELDORF

ESTAÇÕES NÁUTICAS MOSTRAM A SUA OFERTA E PREPARAM FUTURO NO EVENTO “WATER FUN IN PORTUGAL BY NAUTICAL PORTUGAL”