Caros Associados do Fórum Oceano,
A entrada num novo ano convoca-nos à reflexão sobre o percurso feito e a ambição de novas concretizações. Quase fechado o primeiro quarto deste Século XXI, numa era de incerteza associada eventos de transformação geopolítica e tecnológica sem precedentes, confrontamo-nos com verdadeiras ameaças existenciais obrigando a uma gestão de crises multidimensional: ambiental, política, económica e social.
Mas os tempos de grandes riscos também são tempos das grandes oportunidades. E no caso português, tal como no passado, o mar mantém-se como prioridade incontornável.
No plano político, o mar é uma oportunidade de alargamento do território que cada vez mais se apresenta inadiável. No plano ambiental, é inquestionável o contributo do mar no combate às alterações climáticas e à descarbonização. No plano económico, o investimento em projetos offshore é simultaneamente gerador de inovação científica e progresso tecnológico e potenciador de uma utilização dual e sinérgica em relação às atividades económicas onshore. Abrem-se, pois, novos mercados. Por fim, no plano social, o investimento no território marítimo é inclusivo, porque gerador de emprego e de rendimento e requer necessariamente parcerias transfronteiriças ou mesmo globais.
Tal como no passado, novas Descobertas se impõem. E é neste espírito, com ambição, determinação e sentido estratégico que a Direção do Fórum Oceano, a que tenho a honra de presidir, continuará a focar a sua ação em 2025.
É nosso propósito contribuir para a concretização do projeto de um Portugal com autonomia estratégica assente num cluster de economia azul competitivo, inovador e de elevada dinâmica comercial nas 10 cadeias de valor que o Fórum Oceano representa, e que vão muito para além das pescas, dos portos e do shipping.
É nossa ambição afirmar o Fórum Oceano como o principal cluster da comunidade empresarial, industrial, universitária, pública e de investimento da economia do mar portuguesa, dinamizando o crescimento das vendas, das exportações, dos negócios e da monetização sustentável da nossa comunidade de associados, nas 10 cadeias de valor representadas pela nossa organização.
E é nossa determinação concretizar esta visão, propósito e ambição através da ação realizada pela Equipa Executiva liderada pelo nosso Secretário-Geral, tendo em vista: uma maior proximidade aos associados; o alargamento da sua base atual, ultrapassando a meta dos 200 associados; uma maior abertura aos stakeholders e à comunidade envolvente assente num modelo de governo robusto e responsável; o reforço de uma capacidade de concretização mensurável por referência a ideias transformadas em patentes, em projetos transformados em investimento, em confiança transformada em financiamento, e todos eles transformados em empresas e emprego qualificado.
Estamos convencidos que o trabalho feito em torno do Hub Azul Deal Room constitui uma excelente base e ponto de partida para esta nova etapa, onde pretendemos uma ação focada na criação de uma nova geração de serviços de valor acrescentado para o desenvolvimento do negócio dos nossos associados e monetização do ativo “Mar”, a saber:
Atração de mais e melhores empresas para o mercado português, tirando partido das sinergias de relações em rede.
Para este feito, contamos também em 2025 reforçar a organização e o modelo de funcionamento do Fórum Oceano, garantindo maior empowerment e responsabilidade da equipa executiva e do Secretário-Geral, foco da Direção nas suas responsabilidades estratégicas e de supervisão da ação executiva, e ligação aos stakeholders através de um Conselho Estratégico alargado e representativo.
É com esta energia em fazer bem e com sentido de utilidade que entregaremos valor aos nossos associados em 2025, honrando a confiança que em nós depositaram!
Feliz Ano Novo!
Carlos Costa Pina
Presidente do Fórum Oceano