Background Banner Image
Banner Image
Baseado em:
Blue Invest LogoDisclaimer:Toda a informação que se segue baseia-se no BlueInvest Investor Report, que conjuga dados de mercado com resultados de um inquérito aos investidores realizado pela BlueInvest. A BlueInvest é uma iniciativa da Comissão Europeia lançada em 2019 com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável. É financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

TECNOLOGIA AZUL & OBSERVAÇÃO OCEÂNICA

Definição da fileira

O sector da tecnologia azul e da observação oceânica consiste em atividades envolvidas na transformação de dados oceânicos em informação oceânica para serviços, ciência, decisores políticos e gestão, e centra-se em torno da recolha, modelação e previsão de dados, bem como no fornecimento dos instrumentos e infraestruturas associadas. Os instrumentos incluem ferramentas de sensoriamento e imagem dos oceanos e novos esquemas de integração de sistemas; a infraestrutura inclui robots marítimos, sistemas de observação de cabos submarinos, cabos submarinos de telecomunicação e energia equipados com sensores, plataformas fixas e móveis, e navios de investigação oceânica. Tudo isto é suportado por tecnologias digitais azuis.

Além da observação dos oceanos, há também a observação de atividade humana no oceano, realizada por subsectores, tais como vigilância marítima, segurança e defesa, que são parte integrante dos esforços da UE e das agências nacionais para salvaguardar os mares da Europa. A defesa marítima centra-se principalmente nas marinhas, enquanto a segurança marítima e a vigilância asseguram a segurança da navegação, a segurança tecnológica e operacional dos navios e o salvamento de pessoas em perigo.

Estratégia DDC - Digitalizar, Descarbonizar, Circularizar

A transformação digital do sector e os dados gerados aumentam a nossa compreensão dos processos oceânicos e dos impactos das atividades humanas que afetam todos os sectores relacionados com os oceanos. Este conhecimento permite ações mais específicas para melhorar a saúde dos ecossistemas oceânicos, prever os impactos das alterações climáticas e aumentar a resiliência e adaptação. A defesa marítima, através de investimentos em inovação e melhores tecnologias de vigilância, desempenha também um papel fundamental no controlo e aplicação de medidas de conservação, incluindo a utilização de satélites e drones para ajudar a alcançar a preservação ambiental e objetivos de descarbonização.

Serviços Fórum Oceano para a fileira

Desenvolvimento do negócio e internacionalização: Serviços de market Intelligence; organização de missões empresariais e matchmaking; apoio a iniciativas de investimento; criação de programas de empreendedorismo ESG e de aceleração empresarial; apoio à internacionalização do negócio.

Aceleração empresarial, empreendedorismo, digitalização e inovação ESG: implementação de projetos europeus e extra-europeus focados em ecossistemas e redes de inovação; serviços de apoio à criação de modelos de negócio ESG; serviços de avaliação de impacto ESG de empresas e tecnologias; Apoio ao financiamento empresarial; Apoio ao acesso de infraestruturas de teste de tecnologias, produtos e serviços ESG.

Formação, educação e literacia: Criação de soluções de formação técnica e superior; Desenvolvimento de iniciativas de literacia azul ligada ao empreendedorismo jovem ESG e ao conhecimento das profissões da economia azul ESG.

Organização de eventos e de ações comunicação da economia azul ESG: Disseminar conhecimento e boas práticas, fomentar a colaboração entre stakeholders e destacar oportunidades emergentes na economia azul ESG.

Estudos estratégicos e política pública: Realização de estudos estratégicos para definição de estratégias municipais, regionais e nacionais de economia azul.

Cadeia de valor

Value Chain

Principais inovações e tecnologias

Inovação

Descrição

Proposta de valor

Sensores inteligentes para monitorização oceânica e reconhecimento de naviosSensores equipados com tecnologia que podem processar dados em tempo real sobre as condições ambientais, efetuar medições (por exemplo, o teor de sal marinho e das temperaturas) e fornecer uma visão completa do ecossistema subaquático e das condições reais em que uma embarcação se encontra.Sensores, incluindo os incorporados nos cabos submarinos, facilitam diversas tomadas de decisão e reforço da capacidade de ação local e global. Os outputs ajudam a resolver problemas de segurança e proteção ambiental e aumentam o conhecimento do oceano.
Sistemas não tripulados para recolha de dados e vigilânciaRobots autómatas, drones utilizados para missões aéreas onshore e offshore, e robots aquáticos, que podem ser veículos subaquáticos ou de superfície. Os sistemas são capazes de recolher dados oceânicos em tempo real, e como tal, são utilizados para inspeções e exploração.A recolha de dados a partir do mar e da costa permite uma melhor compreensão sobre como as mudanças no oceano afetam o clima, a vida selvagem e outros sectores da Economia Azul, e facilitam tarefas de monitorização e vigilância, tais como missões de salvamento, assistência de primeiros-socorros e inspeção de atividades ilegais.
Plataformas fixas e flutuantes para observação oceânicaFlutuadores e plataformas que são capazes de monitorização e partilha de dados sobre o estado atual do oceano, e que apoiam na operação e manutenção de plataformas offshore para outros fins (por exemplo, turbinas eólicas).Os flutuadores são capazes de medir a temperatura e salinidade em todos os oceanos do mundo e fornecer dados em tempo real, tornando possível combater de forma mais eficaz as alterações climáticas e os seus efeitos.
Digital twinRepresentações digitais do oceano compiladas a partir de dados em tempo real e dados histórico que podem ser utilizados para monitorizar e prever as interações entre fenómenos naturais e atividades humanas.Os digital twins proporcionam uma melhor compreensão do estado passado e presente do oceano, permitindo previsões credíveis e, portanto, facilitando decisões melhor informadas.
Tecnologias digitais para observação oceânicaTecnologias como computação de high-performance (HPC), inteligência artificial (AI), big data e Internet das Coisas subaquáticas (IoUT) que melhoram a conectividade entre instrumentos subaquáticos e infraestruturas, apoiam a modelação e previsão de dados e melhoram a taxonomia das imagens e acústica.Aplicar estas tecnologias digitais ao ecossistema oceânico pode acelerar a nossa compreensão dos oceanos e assegurar que as decisões são baseadas em dados fiáveis, harmonizados e verificados. Estas tecnologias também apoiam atividades de monitorização e esforços para garantir a segurança do transporte marítimo e a proteção dos ambientes marinhos.
Background Associates Image

Associados Fórum Oceano - Fileira Tecnologia Azul & Observação Oceânica

Associate Logo 5

Dados de Mercado da Tecnologia Azul & Observação Oceânica

Blue Economy Barometer

Plataforma digital que consolida dados de diferentes subsectores da indústria da Economia Azul e compara vários indicadores de diferentes países.

Hub Azul Dealroom

A plataforma digital para a internacionalização global da Economia Azul em Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano, para um ecossistema global que liga inovadores azuis a investidores.

Euronext Lisbon

A Euronext Lisbon é uma bolsa de valores situada em Lisboa. Faz parte da bolsa pan-europeia Euronext. O índice mais famoso é o PSI-20.

Blue Invest

Iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável.

Footer Background Image

O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.


Sede
UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegação
Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 206
1249-093 Lisboa – Portugal


© 2024 Fórum Oceano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Yacooba Labs