Inovação | Descrição | Proposta de Valor |
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Tecnologias para portos inteligentes | Automatização, integração de serviços, digitalização e técnicas orientadas para os dados, em combinação com tecnologias como a Internet das coisas (IoT), os big data e a IA para as infraestruturas portuárias e navais. Estas tecnologias têm por objetivo analisar os dados recolhidos pelos sensores instalados no porto/navio e aplicar análises preditivas para apoiar a tomada de decisões (por exemplo, prever o tempo estimado de chegada dos navios, gerir atrasos dos navios causados por condições climatéricas adversas, etc.). As tecnologias portuárias inteligentes também incluem a utilização de blockchain nos contratos portuários para registar transações e rastrear informações. | As tecnologias inteligentes facilitam a tomada de decisões a vários níveis e melhoram a segurança e a proteção, tanto a bordo dos navios, como nas infraestruturas portuárias, graças a aplicações como a análise operacional, relatórios de sustentabilidade, previsão de manutenção, gestão de tripulações, melhoria de rotas, otimização do transporte marítimo e análise de padrões de carga. O blockchain garante transparência através do armazenamento fiável de dados. |
Digital twin no ecossistema marítimo & portuário | Uma representação digital dinâmica de um complexo portuário, terminal ou navio que descreve as suas características e propriedades como um conjunto de equações. Um digital twin inclui tanto o hardware para adquirir e processar os dados, como o software para os representar e manipular. | Os digital twins são utilizados para otimizar operações de escala e permitir que todas as operações num complexo portuário e a bordo dos navios sejam monitorizadas sem necessidade de instalar um sistema de hardware. |
Robótica portuária | Soluções automatizadas capazes de efetuar tarefas repetitivas que não requerem competências específicas. As principais aplicações incluem tarefas de segurança e de inspeção, que podem ser realizadas por robots ou drones que se deslocam pelo porto para rastrear instalações, equipamentos ou carga em tempo real, e tarefas automatizadas de transporte ou carregamento, como a movimentação de contentores e a gestão de armazéns que podem ser realizadas por veículos guiados automaticamente. | A utilização de robots permite aos trabalhadores evitar a exposição a condições de risco de vida durante a manutenção e inspeções, e aumenta os níveis de eficiência ao acelerar as avaliações de risco através da monitorização remota em tempo real. |
Eletrificação de navios e sistemas de propulsão sustentáveis | A eletrificação dos navios consiste na utilização de sistemas de baterias e soluções de armazenamento de energia para a propulsão dos navios, com o objetivo de aumentar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental negativo. Outros sistemas de propulsão sustentáveis incluem a utilização de fontes alternativas de energia, como os biocombustíveis, a energia eólica (por exemplo, propulsão assistida pelo vento), energia das marés, energia solar e combustíveis eletrónicos como o metanol, o amoníaco e hidrogénio verde. | A utilização destas soluções tem um impacto positivo nas emissões, no ruído marítimo e na eficiência energética, recuperação e armazenamento de energia sem afetar a produtividade do navio. |
Ecossistemas portuários verdes | Os ecossistemas portuários verdes referem-se à implementação de infraestruturas e práticas para descarbonizar as atividades de logística e de transporte marítimo nos portos. Estas incluem, entre outras, a utilização de fontes de energia renováveis, medidas de eficiência energética, tecnologias inteligentes para transporte e entrega, e fornecimento de eletricidade a navios atracados. | Os ecossistemas portuários verdes são fundamentais para a transição para as energias renováveis e podem ter um impacto positivo significativo na redução das emissões de gases efeito estufa (GEE). |
Descarbonização de indústrias ativas e perto de portos | A descarbonização de indústrias que operam nos portos, como a construção naval, produtos químicos, indústria alimentar, construção e eletricidade. As vias para a descarbonização incluem a utilização de calor renovável para o funcionamento dos processos industriais, a melhoria da eficiência energética, a eletrificação dos processos, a utilização de hidrogénio verde como matéria-prima, a utilização de modelos de produção circulares e a reutilização do calor residual. | A descarbonização impulsiona a redução das emissões e a eficiência energética nos portos e em redor. |
Novas infraestruturas e produtos | Investigação e desenvolvimento de novas infraestruturas e produtos para uma melhor gestão das operações de carga. Os exemplos incluem um hyperloop subaquático, que utiliza carris magnetizados para transportar mercadorias mais rapidamente através de um túnel selado a vácuo, terminais de contentores offshore e contentores rebatíveis que visam poupar espaço nos navios. | Os contentores rebatíveis reduzem emissões e custos graças à maximização do espaço; hyperloops subaquáticos e terminais offshore tornam as operações de carga mais eficientes, reduzindo o congestionamento e as emissões. |
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