Background Banner Image
Banner Image
Baseado em:
Blue Invest LogoDisclaimer:Toda a informação que se segue baseia-se no BlueInvest Investor Report, que conjuga dados de mercado com resultados de um inquérito aos investidores realizado pela BlueInvest. A BlueInvest é uma iniciativa da Comissão Europeia lançada em 2019 com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável. É financiada pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA).

GESTÃO DA ÁGUA

Definição da fileira

A gestão da água abrange os serviços e as infraestruturas necessárias para o ciclo de utilização da água:

(1) abastecimento de água, que que engloba a captação de água (recolha e armazenamento água doce e subterrânea), a dessalinização (remoção do sal e outros minerais dissolvidos na água), a purificação da água (redução da concentração de contaminantes) e a distribuição de água (fornecimento de água às instalações dos consumidores);
(2) esgotos, que consiste na exploração de sistemas de esgotos ou de instalações de tratamento de esgotos ou de instalações de tratamento de esgotos que recolhem, processam e eliminam os esgotos;
(3) tratamento de resíduos, que consiste na recolha e tratamento de resíduos sólidos ou não sólidos (por exemplo, microplásticos), exploração de aterros no fundo dos oceanos e na eliminação e armazenamento de resíduos nucleares radioativos;
(4) descontaminação da água, que consiste na remoção de substâncias nocivas presentes na água que não podem ser tratadas por práticas de tratamento de resíduos tais como derrames de petróleo e outras formas de poluição nos oceanos, mares e costas.

Estratégia DDC - Digitalizar, Descarbonizar, Circularizar

A gestão ecológica da água centra-se em ações para prevenir e/ou reparar os danos causados às nossas fontes de água pela poluição ou contaminação. Isto inclui a aplicação de medidas de controlo mais rigorosas, reduzindo a poluição na fonte e melhoria dos processos de tratamento das águas residuais para garantir que os limites de descarga sejam conhecidos e respeitados. Inclui esforços para alcançar a neutralidade carbónica em todas as atividades do sector, reduzindo a utilização de energia nas estações de tratamento e o desenvolvimento de tecnologias novas e mais limpas, bem como esforços para promover uma utilização mais sustentável e responsável da água. A dessalinização é uma componente vital da gestão sustentável da água, uma vez que pode complementar as reservas de água doce e reforçar a oferta à medida que a procura aumenta. A gestão da água pode também promover a sustentabilidade através da recuperação do sal e outros subprodutos, convertendo-os noutros recursos valiosos, impulsionando a circularidade do sector.

Serviços Fórum Oceano para a fileira

Desenvolvimento do negócio e internacionalização: Serviços de market Intelligence; organização de missões empresariais e matchmaking; apoio a iniciativas de investimento; criação de programas de empreendedorismo ESG e de aceleração empresarial; apoio à internacionalização do negócio.

Aceleração empresarial, empreendedorismo, digitalização e inovação ESG: implementação de projetos europeus e extra-europeus focados em ecossistemas e redes de inovação; serviços de apoio à criação de modelos de negócio ESG; serviços de avaliação de impacto ESG de empresas e tecnologias; Apoio ao financiamento empresarial; Apoio ao acesso de infraestruturas de teste de tecnologias, produtos e serviços ESG.

Formação, educação e literacia: Criação de soluções de formação técnica e superior; Desenvolvimento de iniciativas de literacia azul ligada ao empreendedorismo jovem ESG e ao conhecimento das profissões da economia azul ESG.

Organização de eventos e de ações comunicação da economia azul ESG: Disseminar conhecimento e boas práticas, fomentar a colaboração entre stakeholders e destacar oportunidades emergentes na economia azul ESG.

Estudos estratégicos e política pública: Realização de estudos estratégicos para definição de estratégias municipais, regionais e nacionais de economia azul.

Cadeia de valor

Value Chain

Principais inovações e tecnologias

Inovação

Descrição

Proposta de valor

Filtragem avançadaUtilizar os avanços da nanotecnologia para desenvolver membranas de filtração que removem micropoluentes difíceis de captar, ou filtração biológica, utilizando bactérias para purificar a água enquanto se converte a energia da oxidação em eletricidade.As membranas nanocompósitas proporcionam maior fluxo, permeabilidade e seletividade do que as soluções convencionais. Juntamente com filtros naturais e de autolimpeza, os novos avanços contribuem para a poupança de energia e para a e economia da água.
Gestão digital da águaUtilização de IA, sensores IoT e contadores avançados para medir automaticamente a qualidade e a quantidade da água, sistemas de informação geográfica, digital twins e RA/RV para visualizar e modelar situações em todo o ciclo da água; 5G, blockchain e uso da cloud para garantir a velocidade e a segurança dos dados.Melhora a tomada de decisões e a eficiência das empresas de abastecimento de água, permitindo monitorizar e identificar os níveis de toxicidade e detetar episódios de poluição na água, aumentando a segurança e sustentabilidadea.
Novas técnicas de dessalinizaçãoTécnicas que aumentam a eficiência energética das atuais instalações de dessalinização através da integração de energias renováveis, como a energia solar, implementação de difusores de salmoura para reduzir as descargas tóxicas da salmoura e aplicando técnicas/soluções alternativas de dessalinização, como as boias de dessalinização alimentadas pelas ondas.Diminui os custos energéticos associados à dessalinização (atualmente, 25% do consumo mundial de mundial de gestão da água) e torna a dessalinização mais acessível e mais fácil de implementar em diferentes regiões.
Produção de energia a partir de subprodutos de águas residuaisTecnologias que ajudam a tratar as lamas de depuração e as converte noutros recursos, tais como fósforo, combustível, nutrientes, carvões ativados para o tratamento da água, materiais de correção dos solos, biochar (carvão vegetal derivado da biomassa) e gás de síntese (syngas).Formas mais económicas e ecológicas de tratar e eliminar as lamas de depuração, criando simultaneamente valor acrescentado e contribuindo para uma circular. Estas águas residuais poderiam substituir 25% do azoto e 15% do fósforo utilizados para fertilizar as terras agrícolas, bem como 15 % da água utilizada para irrigar as terras agrícolas do mundo.
Novos métodos de tratamento de águas residuaisNovos métodos para reduzir as lamas de águas residuais tratadas, como a hidrólise térmica, células de combustível microbianas, a foto catálise solar e as tecnologias naturais de tratamento de águas residuais.Estas tecnologias requerem menos espaço e menos águas residuais do que os métodos tradicionais, produzem menos lamas, utilizam as lamas para a produção de energia, geram mais biogás e/ou poluem menos.
Soluções para redução de microplásticosSoluções inovadoras, como boias e filtros que capturam e reduzem a quantidade de microplásticos nos oceanos.Reduz a poluição e melhora as condições para a biodiversidade dos oceanos, aumenta a qualidade da água e facilita a limpeza de resíduos a um custo mais baixo e maior eficiência do que as soluções atuais.
Técnicas de remediação de derrame de petróleoA utilização de métodos como o sabão magnético, robots autónomos e esponjas ultra absorventes para limpar derrames de petróleo em todo o mundo.Os novos métodos são concebidos para remover o óleo da água da forma mais rápida e eficazmente possível.
Background Associates Image

Associados Fórum Oceano - Fileira Gestão da Água

Associate Logo 2

Dados de Mercado da Gestão da Água

Blue Economy Barometer

Plataforma digital que consolida dados de diferentes subsectores da indústria da Economia Azul e compara vários indicadores de diferentes países.

Hub Azul Dealroom

A plataforma digital para a internacionalização global da Economia Azul em Portugal, dinamizada pelo Fórum Oceano, para um ecossistema global que liga inovadores azuis a investidores.

Euronext Lisbon

A Euronext Lisbon é uma bolsa de valores situada em Lisboa. Faz parte da bolsa pan-europeia Euronext. O índice mais famoso é o PSI-20.

Blue Invest

Iniciativa da Comissão Europeia com o objetivo de acelerar novas tecnologias e soluções baseadas nos oceanos para desbloquear a inovação e as oportunidades de investimento na Economia Azul sustentável.

Footer Background Image

O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.


Sede
UPTEC Mar, sala C2, Av. da Liberdade S/N 4450-718 Leça da Palmeira – Portugal
+351 220 120 764
Delegação
Rua das Trinas, nº. 49 – Sala 206
1249-093 Lisboa – Portugal


© 2024 Fórum Oceano. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Yacooba Labs