SRS Legal - Sociedade Rebelo de Sousa & Advogados, SPRL
INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência
Transinsular - Transportes Marítimos Insulares, S.A.
APL - Administração do Porto de Lisboa, S.A
SEAentia-food, Lda
APS - Administração dos Portos de Sines e do Algarve, S.A
BlueOASIS - Blue Ocean Sustainable Solutions
Ocean Winds
CCMAR- Centro de Ciências do Mar do Algarve
Grupo Bensaúde - Bensaúde Marítima, SGPS
S.D.M. - Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A
CIRA – Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro
FLATLANTIC - Actividades Piscícolas, S.A.
VdA - Veira de Almeida & Associados, Sociedade de Advogados, R.I.
DOCAPESCA - Portos e Lotas, S.A.
FOR-MAR - Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar
APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A
Município de Oeiras
OESTE CIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste
Indico Capital Partners - Sociedade de Capital de Risco, S.A.
IPL - Instituto Politécnico de Leiria
Secretário-geral do Fórum Oceano, foi mentor do Programa de aceleração de start-ups Ocean Stream, e ‘coacher’ da Blue Invest Platform da Comissão Europeia. Foi Diretor-Geral de Política Marítima do Ministério do Mar e Gestor de Ciência e Tecnologia na Galp Energia.
Desde setembro de 2021, é Conselheiro Estratégico do Fórum Oceano, depois de ter sido Secretário-Geral entre 2010 e 2021. Anteriormente, Rui Azevedo desempenhou o cargo de Vice-Presidente da CCDR-N (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte).
antonio.jose.correia@forumoceano.pt
Responsável pela coordenação e dinamização da Rede de Estações Náuticas de Portugal, certificada e coordenada pela Fórum Oceano, e em parceria com o Turismo de Portugal, municípios, associações empresariais e outras entidades públicas e privadas.
Com mais de uma década de experiência em jornalismo, conquistou 8 prémios Escolha do Consumidor na MEN'S HEALTH Portugal. Como Coordenador de Marketing na NEW GLOBAL PET, liderou a comunicação de marcas de petfood premium. Atualmente, é Blue Marketing & Communication Manager no Fórum Oceano.
Licenciado em Sociologia pelo ISCTE e com pós-graduação em Law and Economics of the Sea (Nova School of Law), foi secretário-geral da EISAP e Diretor de Relações Públicas da European Mar. Tem forte experiência na área de comunicação e planeamento estratégico em mercados nacionais e internacionais.
liliana.goncalves@forumoceano.pt
Licenciada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. É responsável pela gestão administrativa e financeira no Fórum Oceano (desde 2012), nomeadamente gestão de tesouraria e gestão financeira de projetos nacionais e internacionais.
Licenciada em Relações Internacionais com especialização no Japão e Península Coreana, professora de Japonês e Coreano, foi também professora universitária de Política Internacional, na Argentina. No Fórum Oceano, dedica-se à Estratégia Atlântica e iniciativa WestMED.
Licenciada em Turismo e Gestão de Empresas Turísticas pela U. Lusófona do Porto e Mestre em Gestão do Turismo pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto. Iniciou o seu percurso no Fórum Oceano em 2022, na fileira do Turismo Náutico e Rede das Estações Náuticas de Portugal.
margarida.macedo@forumoceano.pt
Licenciada e Mestre em Administração Público-Privada pela FDUC. O Fórum Oceano foi a sua primeira experiência profissional na área. Faz parte do projeto Hub Azul de Leixões, no âmbito da componente 'Criação do Modelo de Negócio'.
francisco.beirao@forumoceano.pt
Com formação do Programa Avançado de Estudos do Mar, Universidade Católica Portuguesa, Gestão da Finadvise e experiência profissional no sector empresarial privado, coordenou a delegação da Fórum Oceano, em Lisboa, tendo sido Secretário-geral da Associação Fórum Empresarial da Economia do Mar.
Licenciado em Economia e com um MBA internacional, trabalhou em consultoria de inovação colaborativa para as áreas de Economia Azul, Sustentabilidade, Cidades Inteligentes e Turismo. Foi Diretor do programa Bluetech Accelerator, focado em impulsionar a inovação na economia azul.
Trabalhou como gestor de programas de inovação em múltiplos sectores de atividade, como a banca, seguros, formação, FMCG, retalho ou indústria. Nessas funções, desenvolveu projetos em diversos contextos, desde a inovação aberta até ao venture building em contexto corporativo.
jose.eduardo.lontro@forumoceano.pt
Percurso profissional centrado no Setor da Banca, com enfoque na Área Comercial, Segmento Corporate (Grandes Empresas e Multinacionais) e Médias Empresas, com responsabilidades de Direção e Gestão Comercial ao longo mais de 30 anos, atualmente com funções de Investor Relations & Controller no Fórum Oceano.
Mestre em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação pelo ISCTE e licenciada em Línguas, Literaturas e Culturas pela Faculdade de Letras de Lisboa. Trabalhou como responsável de Marketing e Comunicação para um centro comercial da Klépierre Iberia, como responsável de Marketing Digital na área de Real Estate e como Social Media Manager em Hotelaria. Publicou o artigo "Revisiting Asymmetries in the Representation of Portuguese Women News Anchors" no Women's Studies Journal.
Mestre em Ciências de Comunicação pela Faculdade de Letras da UP, trabalha em Comunicação há mais de 12 anos, tendo assumido funções de gestão de conteúdos, direção editorial e assessora de comunicação. Atualmente, coordena a pasta de comunicação do projeto Hub Azul de Leixões.
Licenciada em Auditoria pelo ISCAP, tem mais de 20 anos de experiência em contabilidade de Entidades do Setor não Lucrativo, bem como das suas especificidades em Contratação Pública, fiscalidade de Elegibilidade de despesas.
Licenciada em Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas, e em Gestão Internacional, tem experiência em start-ups e em projetos ligados à sustentabilidade em diferentes áreas, incluindo marketing, desenvolvimento de projetos e parcerias estratégicas.
Com um MBA Executivo pela Porto Business School, um Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico e uma licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pela Universidade do Porto, desempenhou funções de Business Developer Manager para a Economia Azul no INESC TEC, onde criou estratégias de inovação. Com vasta experiência em funções de gestão executiva e consultoria, destaca-se na promoção de oportunidades de negócio e parcerias com resultados de elevado impacto.
rodrigo.oliveira@forumoceano.pt
Licenciado em Engenharia dos Recursos Naturais e Engenharia do Ambiente e Gestor de Projeto certificado pelo PMI (PMP), foi diretor e gestor de projetos de obras-públicas em Portugal e Angola durante 20 anos. Atualmente, é gestor de programa em diversos projetos do Fórum Oceano.
A Fórum Oceano participa, como membro fundador, numa rede transatlântica de Clusters Marítimos europeus e norte-americanos. Composta por Clusters de sete países - Portugal, Espanha, França, Reino Unido, Irlanda, Canadá e EUA - a BTCA surgiu em 2017. A rede procura promover o investimento e o crescimento sustentável nas indústrias marítimas através da colaboração entre os seus membros em iniciativas ligadas à investigação e desenvolvimento, transferência de conhecimento e identificação de oportunidades de negócio conjuntas.
Smart.Coast – Technologies at the service of maritime activities – é uma iniciativa subscrita por oito entidades nacionais que visa fomentar o desenvolvimento e demonstração de Novas Tecnologias TIC para a competitividade da economia do mar. As entidades parceiras são: - Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro - Fórum Oceano - INOVA-RIA - Instituto de Telecomunicações - Instituto Politécnico de Leiria - TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica - Universidade de Aveiro - Universidade de Coimbra
A Fórum Oceano é membro da FEDETON - European Federation of Nautical Tourism Destinations - desde 2016, representando a Associação Nacional nesta rede europeia, composta também pelas Associações de França e Espanha e pelos Membros Sibenik/Croácia, Donegal/Irlanda, e Assonautica Nord Sardegna/Itália. A adesão a esta Federação surge na sequência dos interesses dos sócios e do trabalho desenvolvido no âmbito do Grupo Dinamizador Portugal Náutico, que a Fórum Oceano promove. A este Grupo caberá criar as condições necessárias para o estabelecimento de Estações Náuticas em Portugal.
O Fórum Oceano pertence à rede de clusters de PORTUGAL desde a sua formação, a 5 de março de 2014. Assinado por 16 Pólos e Clusters Nacionais reconhecidos em 2009 pela Autoridade de Gestão do COMPETE, o acordo tem como objetivo reunir os parceiros numa rede de cooperação para explorar sinergias e projectos em áreas de interesse comum ligadas à inovação, internacionalização e competitividade das entidades, nas diferentes cadeias de valor. Pretende ainda promover acções de formação sobre clusterização e contribuir para a divulgação e relações internacionais dos clusters e pólos portugueses e dos seus membros.
O Fórum Oceano pertence à European Network of Maritime Clusters, uma confederação de clusters cujos objectivos são, entre outros, a partilha de boas práticas e a promoção dos interesses marítimos junto da Comissão Europeia.
O Fórum Oceano está presente nesta plataforma online, desenvolvida pela DG Enterprise & Industry, que integra clusters e outras organizações, permitindo a promoção do networking e da cooperação internacional em rede.
O Fórum Oceano pertence a esta rede internacional que integra vários parceiros representativos dos territórios marítimos, incluindo instituições da administração pública, científicas e económicas.
O Fórum Oceano faz parte desta plataforma de cooperação da sociedade civil do Espaço Atlântico, oficialmente constituída a 19 de setembro de 2003, e composta pelos Conselhos Económicos e Sociais (CES) das regiões do Espaço Atlântico Europeu e, onde tais instituições não existam, por entidades ou organismos equivalentes.
O “Cluster do Mar Português”, dinamizado pelo Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e seus associados, foi reconhecido como Cluster de Competitividade Emergente pelos Ministros da Defesa Nacional, do Planeamento e das Infraestruturas, da Economia e pela Ministra do Mar.
O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.
Com o apoio de