O Fórum Oceano conta com mais de 150 associados, dos mais diversos setores da atividade da economia do Mar, entre empresas públicas e privadas, associações empresariais, centros de I&D, instituições de ensino, autarquias locais e outras organizações de caráter associativo.
Promoção de parcerias estratégicas, acesso a redes internacionais e suporte na inovação e desenvolvimento tecnológico na Economia Azul.
Programas de capacitação e qualificação profissional, colaboração com instituições de ensino e centros de pesquisa para o desenvolvimento de conhecimento e competências na área da Economia Azul.
Análises de mercado, estudos estratégicos e informações relevantes para apoiar a tomada de decisões e estratégias de negócio na Economia Azul.
Acesso a fontes de financiamento, orientação na elaboração de projetos, matchmaking entre associados a investidores e oportunidades de investimento na área da Economia Azul.
Identificação de mercados-alvo, estabelecimento de parcerias internacionais e acesso a recursos e informações cruciais para expandir os negócios na Economia Azul a nível global.
Promover a colaboração com centros de pesquisa e facilitar o acesso a financiamentos de projetos inovadores para desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras na Economia Azul.
O Fórum Oceano é a sede mundial da BTCA, uma rede global de clusters BlueTech empenhados em promover o investimento sustentável e o crescimento das indústrias azuis, através de uma colaboração ativa a nível regional, nacional e internacional.
Comunidade onde empresários, investidores, empresas e partes interessadas na inovação se podem ligar à Economia Azul. Os conteúdos e actividades promovem o Crescimento Azul e ajudam as PME e as empresas em fase de arranque a aceder a financiamento e a oportunidades de negócio.
O Hub Azul Dealroom é uma plataforma online que faz parte do ecossistema Hub Azul Portugal e tem como objetivo conectar startups, PME's e investidores interessados na Economia do Mar. É uma ferramenta que permite matchmaking entre empresas e investidores para a criação de oportunidades de investimento e parcerias.
O AspBAN é um projeto centrado no desenvolvimento de uma plataforma de aceleração dinâmica para ajudar os portos atlânticos da UE a funcionarem como pólos da economia azul.
O GreenOffshoreTech é um projeto facilitado por clusters com o objetivo de apoiar a inovação nas pequenas e médias empresas (PME), promovendo o desenvolvimento das indústrias emergentes da economia azul através da criação de novas cadeias de valor intersectoriais e transfronteiriças baseadas em desafios partilhados e na implantação de tecnologias facilitadoras essenciais.
CallmeBLUE é um projeto cofinanciado pela União Europeia, com o objetivo de reforçar as alianças de clusters existentes na área do Mediterrâneo e acelerar a cooperação regional norte-sul com vista à criação de clusters marítimos estratégicos no Norte de África.
O projeto CONSORTEX visa formar, pelo menos, cinco consórcios de exportação constituídos por PME europeias inter-regionais especializadas no fabrico de determinados conjuntos integrados para embarcações e estruturas marítimas.
Em Portugal e na Europa, aproveitar as oportunidades que o mar oferece, impulsionando um crescimento azul e sustentável, é um objetivo relevante. O projeto tecAltantic inclui ações de formação vocacional para jovens, treino para a empregabilidade em áreas consideradas chave para o desenvolvimento da economia azul e formação para o empreendedorismo azul.
O projeto visa colmatar a lacuna entre as necessidades existentes e o atual conjunto de competências dos Gestores de Clusters Marítimos, assegurando a melhoria de competências, para o esboço de um perfil profissional inovador para uma maior competitividade dos Clusters Marítimos na área do Mediterrâneo e impulsionar a inovação e o crescimento sustentável no sector da Economia Azul.
O Fórum Oceano é a entidade gestora do Cluster do Mar Português, certificada e reconhecida pelo Ministério da Economia e do Mar, Ministério da Defesa Nacional e pelo Ministério do Planeamento e das Infraestruturas.
Com o apoio de